Costantini é Cidadão Honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 08/11/2006 19h25, última modificação 14/06/2021 09h14
Desde esta terça-feira (07), o cardiologista argentino Costantino Roberto Costantini, fundador do Hospital Cardiológico Costantini, tornou-se Cidadão Honorário de Curitiba, numa deferência especial da Câmara Municipal a quem  tem contribuído com a cidade, na especialização  médica do coração. A entrega ocorreu em sessão solene, proposta pelo vereador Tico Kuzma (PPS) e prestigiada por inúmeras autoridades, entre elas o vice - governador, Orlando Pessuti, e o presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo.
No Brasil há 33 anos, o cardiologista também inaugurou a Fundação Francisco Costantini, responsável pelas áreas de pesquisa e educação continuada, que incentiva a rotina de simpósios e seminários, assistência médica, num esforço clínico de atendimento a carentes, além da residência médica em cardiologia. Costantini trouxe para o Brasil a mais moderna tecnologia em equipamentos e procedimentos, alcançando índices comparáveis aos melhores hospitais do mundo.
Desafios
Na carreira, conquistou inúmeros prêmios, títulos e realizou a primeira angioplastia coronariana (desobstrução da artéria coronária, sem necessidade de cirurgia) da América Latina, na Santa Casa de Misericórdia, em 1979. E o fez à revelia das críticas desferidas por boa parte da comunidade médica, segundo depoimentos feitos por Kuzma, na tribuna da Câmara, durante saudação ao homenageado.
Kuzma, que elegeu o renomado médico como sua primeira indicação dentro do mandato parlamentar, enalteceu as qualidades de Costantini em enfrentar os mais variados desafios da carreira  e por estar entre  aqueles que dedicam parte de sua vida  ao atendimento social.
Carisma
O carisma do médico angaria simpatia por onde passa e, pelo seu trabalho, foi cumprimentado  pela vereadora Julieta Reis (PSB), que presidiu a cerimônia; pelos desembargadores Luis Sergio Neiva de Lima, João Kopytowski, Idevan Batista Lopes e Paulo Edson de Macedo Pacheco. Também pelo presidente da Academia de Cultura, João Darcy Ruggeri; deputado estadual  Natálio Stica, coronel Sergio Luiz Malucelli,  cônsul da Espanha, Saturnino Hernando Gordo; a representante do prefeito Beto Richa, Maria Alice Pedotti, da área da Saúde; Mario de Mari, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Edgar Pimentel, Oscar Martinez, Joel Malucelli, Julio Cesar Canestraro, das associações comerciais do Paraná, além de Paulino Agostinho Nascimento e Denis Rodrigo da Silva.
Os vereadores Zé Maria e Manassés Oliveira, do PPS; Sabino Picolo (PFL), Aladim Luciano e Paulo Salamuni, ambos do PV, também prestigiaram a solenidade, onde também foi homenageada Isela Costantini, esposa do cardiologista.