Corrida Cristã Contra as Drogas: vereador propõe projeto de lei
Calendário de corridas de rua de Curitiba pode ganhar mais uma atividade com ação contra drogas. (Foto: Brunno Covello/SMCS)
A Corrida Cristã Contra as Drogas poderá ser incluída no calendário oficial de Curitiba, após o vereador Ezequias Barros (PRD) protocolar um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no dia 2 de março. “A proposta conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer”, comentou o parlamentar. A iniciativa ainda passará pelas comissões temáticas do Legislativo antes de ir à votação em plenário.
Conforme o autor do projeto, a iniciativa visa não apenas promover a prática esportiva, mas também conscientizar a população sobre os impactos negativos do uso de drogas ilícitas. “Para incentivar um estilo de vida saudável e a prevenção do consumo dessas substâncias prejudiciais à saúde”, justifica Ezequias. Fazer parte do calendário de eventos facilita o relacionamento dos organizadores com o poder público e a mobilização de apoios para a atividade (005.00059.2024).
"Estimulando hábitos saudáveis e alternativas de lazer", diz Ezequias
A corrida anual, que será realizada no primeiro sábado de junho, além de ter como objetivo principal sensibilizar a comunidade sobre os riscos do uso de drogas, pretende incentivar hábitos saudáveis e alternativas de lazer sem substâncias nocivas. Ezequias Barros (PRD) afirmou no projeto de lei que a organização promoverá campanhas educativas em escolas, em unidades de saúde e em meios midiáticos para alcançar o máximo de participantes. Com essa ação, o evento visa não apenas a prática de exercícios físicos como também a conscientização sobre os efeitos das drogas e a importância da prevenção contra esses ilícitos.
A escolha do primeiro sábado de junho para a corrida anual aproveita o mês dedicado internacionalmente à conscientização acerca do combate às drogas, da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1987. Segundo Ezequias, a medida reforça a importância do engajamento da comunidade na prevenção do uso indevido de substâncias. Além de promover a saúde física, a corrida integra-se a um esforço maior de educação e de sensibilização sobre os perigos dessas substâncias, incentivando os participantes a contribuírem para essa causa.
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Maria Elvira Monteiro, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba