Correio Escolar pode reduzir criminalidade

por Assessoria Comunicação publicado 08/02/2010 18h10, última modificação 28/06/2021 15h51
A criação do Correio Escolar na rede municipal de ensino pode reduzir o consumo de drogas e, consequentemente, a criminalidade. A proposta é do vereador Roberto Aciolli (PV), que sugere a colocação de urnas, em local de fácil acesso da escola, para o recebimento de denúncias. “Estudantes, funcionários e professores serão convocados a colaborar com denúncias pormenorizadas que indiquem ações abusivas ou criminosas nas dependências e proximidades do estabelecimento de ensino.
A proposição encerra o caráter social e a resposta adequada da comunidade às práticas abusivas e criminosas sem que, para isso, torne-se publica a identidade do denunciante, já que, certamente, atrairia represálias e ameaça à integridade física do cidadão e de seus familiares”, analisa Aciolli.
Se o projeto for aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito, “serão promovidas palestras nas escolas municipais sobre cidadania, responsabilidade social e necessidade da efetiva atuação da sociedade em medidas que visam coibir o aumento da criminalidade entre os jovens”, argumenta Aciolli, destacando a importância de incentivar os jovens, educadores e funcionários das escolas a denunciar fatos e pessoas que causam mal à comunidade.