Corpo de Bombeiros receberá homenagem no Legislativo

por Assessoria Comunicação publicado 23/03/2012 16h15, última modificação 16/08/2021 12h51
A sessão plenária da próxima quarta-feira (28) vai abrir as homenagens aos cem anos do Corpo de Bombeiros. A sanção da lei número 1133, que instituiu a corporação no Paraná, é de 23 de março de 1912. Por iniciativa da Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, os parlamentares pretendem entregar um troféu e diplomas com votos de louvor a bombeiros que se destacaram no desempenho de suas funções em Curitiba.
“Teremos um tempo para cumprir a ordem do dia e logo em seguida iniciaremos as homenagens. Pedimos ao comando a indicação de pessoas que deveriam receber o reconhecimento por terem se destacado na instituição”, disse Paulo Frote, presidente da Comissão de Segurança.
Na ocasião, os Correios vão fazer também o lançamento de um selo, em homenagem à corporação. A sessão plenária inicia às 14h30, no auditório do Anexo II.
Resgate
Frote contou que também será entregue um quadro com a cópia da lei original. “Fizemos uma busca no Arquivo Público e encontramos uma réplica da época. Decidimos colocar em um quadro para entregar a eles”.
O vereador falou que os artigos da lei retratam peculiaridades da época, como a tração animal dos carros. O texto diz que “Fica "creado" na capital do Estado um Corpo de Bombeiros sob as bases adiante estabelecidas: a) O Corpo disporá do pessoal imprescindível à sua organização e funcionamento; b) do trem rodante, aparelhos, ferramentas e acessórios precisos aos seus trabalhos; c) do número de muares (mulas) necessários para o serviço de "tracção"”.