Coronel paulista é Cidadão Honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 02/06/2006 16h45, última modificação 09/06/2021 16h07
A Câmara de Curitiba realizou, na noite de quinta-feira (01) sessão solene para homenagear o coronel Guaraci Moraes Barros. O militar recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba, atendendo iniciativa do vereador Zé Maria (PPS). A solenidade aconteceu no plenário do Palácio Rio Branco, e foi presidida pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Jair Cézar (PTB).
No discurso de abertura, Zé Maria comentou passagens da vida do homenageado e sua história nos meios militares, que teve início cedo, por causa do pai. “Pelos 33 anos de dedicação à Polícia Militar, pelos relevantes serviços prestados à sociedade, pela pessoa íntegra e respeitada, pela dedicação incessante à família, o coronel Guaraci é merecedor desta homenagem, maior honraria concedida por esta Casa de Leis”, justificou o vereador na tribuna do plenário.
Ao receber o título, coronel Guaraci Moraes Barros agradeceu a todos os presentes, amigos, ao vereador Zé Maria e principalmente aos familiares. “Talvez eu não tenha prestado serviço extraordinário; cumpri aquilo que me propus a fazer. Diversas outras pessoas são merecedoras, e ofereço a elas também, aos policiais não só do Paraná, mas aos de São Paulo também”, disse.
Dificuldades
Barros comentou as dificuldades salariais que os policiais enfrentam, a ineficácia dos governantes e a falta de efetivo. O coronel falou da recuperação dos criminosos (não atinge mais que 10% dos presos), e que, considera injusto receberem comida, cama e desfrutem de campo de futebol e sala de bilhar, embora seja parte dos direitos humanos de todos os indivíduos.
A esposa do vereador Zé Maria, Mareli Pereira, entregou arranjo de flores à esposa do coronel Guaraci, Maria Conceição Prati Barros. Guaraci Moraes Barros é paulista. Cursou Administração de Empresas e especializou-se em Recursos Humanos para Administração Pública e em Administração Hospitalar. Foi professor do Colégio da Polícia Militar e da Academia Policial do Guatupê. Na sua carreira militar participou de diversos cursos: Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Aperfeiçoamento de Oficiais e Anti–seqüestro.
Presenças  
A cerimônia foi prestigiada pelo coronel Itamar dos Santos, secretário municipal da Defesa Social; desembargador João Kopitowski, representando o Tribunal de Justiça; o comandante da Polícia Militar, coronel Nemésio Xavier de França Filho, e o major médico Roberto Goulart Fusco, representando o Cindacta II.