Coronel Marcos Adachi recebe Cidadania Honorária de Curitiba na quarta
O coronel aviador Marcos Kentaro Adachi receberá a Cidadania Honorária de Curitiba na próxima quarta-feira (27), em sessão solene no Palácio Rio Branco, que é o prédio histórico em que a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza suas atividades. A homenagem foi aprovada pela CMC em setembro, por iniciativa do vereador Cristiano Santos (PV), resultando na lei municipal 15.505/2019. Adachi é o comandante do Cindacta 2 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), órgão responsável pelo tráfego aéreo da Região Sul e que tem sede na capital do Paraná.
A solenidade de entrega do título começa às 20h, com entrada pela escadaria do Palácio Rio Branco, que fica na rua de mesmo nome, ao lado da praça Eufrásio Correia. A concessão da cidadania honorária (para homenageados que não nasceram na cidade) e do título de vulto emérito (parabenização equivalente à cidadania, destinada a quem nasceu na capital) estão previstas na lei complementar 109/2018. Dentro de cada legislatura, há o limite de quatro indicações por vereador.
Coronel Adachi
Nascido em 1971, o coronel Adachi ingressou na carreira militar em 1989 e, na sua trajetória profissional, concluiu o Curso de Formação de Oficiais Aviadores, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e o Curso Superior de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica. Pelo trabalho, recebeu as medalhas Mérito do Ministério Público Militar, Mérito Santos Dumont, Medalha Militar de Bronze, Medalha Militar de Prata, Mérito Duque de Caxias, Ordem do Mérito Aeronáutico - Grau Cavaleiro, Mérito da Casa Militar do Estado do Paraná, Medalha Tenente Max Wolff Filho e a Medalha Constitucionalista.
Além das 3 mil horas de vôo, Adachi é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-graduações em Direito Penal e MBA em Gestão de Logística pela Universidade Federal Fluminente (UFF). Na sessão em que foi aprovada a homenagem (006.00008.2019), o vereador Cristiano Santos se referiu ao coronel aviador como “excelente”, “exímio comandante” e de “extrema humildade”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba