Coronel da PM é cidadão honorário

por Assessoria Comunicação publicado 21/05/2009 17h45, última modificação 24/06/2021 07h55
O coronel Aristides Garret do Prado é o mais novo cidadão honorário de Curitiba. A honraria, entregue na noite desta quarta-feira (21), no plenário do Palácio Rio Branco, atendeu proposta do ex-vereador e atual secretário municipal de Trabalho e Emprego, Jorge Bernardi (PDT). A cerimônia foi presidida pelo segundo vice-presidente da Câmara, vereador Zé Maria (PPS), que leu carta enviada por Bernardi de Brasília, onde cumpre  agenda. O secretário destacou seu respeito por Garret, reconhecendo os relevantes serviços prestados à cidade e ao Paraná.
Zé Maria ainda detalhou o currículo do militar, que nasceu em Santo Antonio da Platina e é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).  
Garret entrou na Escola de Cadetes da PM do Paraná em 1953. Dois anos mais tarde, foi declarado aspirante. Nesse mesmo ano, em dezembro, foi promovido a segundo-tenente. Após muitas promoções, chegou ao posto coronel em 1984, tendo realizado diversos cursos, como de socorro e combate a incêndios, guerra não convencional, controle de tumulto, aperfeiçoamento de oficiais e o superior de polícia.
Entre as funções assumidas pelo militar,  ressaltam-se as de delegado de polícia de Santa Cruz do Monte Castelo, Carlópolis, Palmas, Jataizinho, Londrina, Peabirú e Floraí. Foi comandante da  região  militar de Campo Mourão, do 7º Batalhão da PM, subchefe da Diretoria de Pessoal, chefe do Centro de Manutenção e Material Bélico, comandante do Regimento Coronel Dulcídio e secretário-chefe da Casa Militar.
“Em sua ficha funcional constam muitas menções por sua conduta profissional e espírito militar”, destacou Zé Maria. O vereador também mencionou algumas das medalhas que o homenageado recebeu.
Agradecimento
“Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei. É, em resumo, ter direitos civis e participar no destino da sociedade”, disse Garret em seu discurso de agradecimento, completando que busca fazer o melhor “para construir a cidadania de homens e mulheres livres, sem fome e sem frio.”
Afirmou, ainda, que Curitiba conquistou seu coração, pois foi aqui que se tornou um profissional.
Presenças
Prestigiaram o evento o secretário municipal de Administração, José Richa Filho; o comandante-geral da PM do Paraná, coronel Anselmo José de Oliveira; a deputada estadual Rosane Ferreira, o major Cézar Cooper, da Casa Militar do Paraná, e o tenente-coronel Gilberto Martins, do Corpo de Bombeiros, entre outros.