Coronel-aviador será cidadão honorário

por Assessoria Comunicação publicado 21/11/2007 18h20, última modificação 18/06/2021 08h05
Nesta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, em sessão plenária, projeto de lei do vereador Elias Vidal (PP) que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao coronel-aviador Carlos Vuyk de Aquino. Na tribuna, o parlamentar detalhou a trajetória do homenageado e sua contribuição ao País, destacando sua carreira militar. “Atualmente, o coronel exerce a função de chefe de divisão operacional da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea), no Rio de Janeiro”, informou.
O homenageado nasceu no Rio de Janeiro, onde se tornou aspirante em 1979. Foi promovido ao atual cargo em 2001 e, três anos depois, transferido para Curitiba, onde, segundo o parlamentar, permaneceu até 2006. “Tem aproximadamente três mil horas de vôo nas mais diversas aeronaves”, acrescentou.
Dentre os inúmeros cursos realizados pelo coronel Aquino, Vidal destacou o de tática aérea, aperfeiçoamento de oficiais e de comando e Estado Maior, política, estratégia e alta administração do Exército, além do curso de guerra eletrônica do Exército e MBA em gerência de projetos, realizado na Fundação Getúlio Vargas.
Ao longo da carreira militar, o coronel recebeu diversas condecorações. Entre elas, Medalha de Ouro, medalha Santos Dumont, Ordem do Mérito Aeronáutico e medalha da Ordem do Pacificador.