Coritiba recebe homenagem pela conquista da Série B

por Assessoria Comunicação publicado 01/12/2010 19h00, última modificação 01/07/2021 10h52
A conquista do Campeonato Brasileiro da Série B 2010 pelo Coritiba Football Club foi destacada na tarde desta quarta-feira (1), na Câmara de Curitiba. Conselheiros, atletas e comissão técnica foram homenageados com diploma e troféu em homenagem ao título, em solenidade presidida pelo vereador Tito Zeglin (PDT), um dos autores da iniciativa.
Na saudação oficial, feita pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), foram destacadas algumas das passagens históricas do clube, como a maior punição da história do futebol brasileiro, quando ficou dez jogos sem mando de campo, tendo que disputar partidas na cidade de Joinville (SC). Na opinião dele, a tarefa foi realizada com êxito e o resultado foi o retorno à elite do futebol brasileiro. O gigantismo do clube e o resgate do futebol do Paraná também foram ressaltados por Braga Côrtes, que informou aos presentes sobre sua proposta, em tramitação na Casa, que concede o título de cidadania honorária de Curitiba ao ex-técnico do Coritiba, Ney Franco. “A homenagem desta tarde se estende, ainda, a todos os funcionários e diretoria do clube, que passaram por momentos difíceis, que ficarão marcados na história do Coxa, resgatada com a conquista do campeonato, voltando pela porta da frente”, finalizou o vereador, desejando que 2011 seja um ano de muito sucesso ao alviverde.
Após a entrega dos diplomas e troféu, o presidente do Conselho Administrativo, Jair Cirino dos Santos, falou sobre o futebol como um dos espetáculos mais emocionantes do país, que reúne grandes investimentos financeiros e representa fonte de expansão econômica. Para ele, “2010 foi altamente positivo ao Coritiba, onde a hegemonia no futebol brasileiro foi recuperada com o título de campeão com algumas rodadas de antecedência”, lembrou. Entre as metas do clube, de acordo com Cirino, estava o retorno à série A, além de profissionalizar os principais setores, objetivos alcançados. Ele também destacou o crescimento da torcida. O Coxa passou de dois mil para 18 mil sócios, alcançados em outubro deste ano.
Homenageados
Do Conselho Deliberativo, estavam presentes na solenidade Omar Akel, que recebeu o diploma das mãos do vereador Mario Celso Cunha (PSB); Julio Jacob Junior, entregue pelo vereador Pedro Paulo (PT); André Gonçalves Zipperer, pela vereadora Mara Lima (PSDB); Airton Sozzi Junior, pelo vereador Emerson Prado (PSDB) e Francisco Bartoncello Junior, pelo vereador Zé Maria (PPS).
Do Conselho Fiscal, esteve Gerson Chimmelli Araújo, que recebeu diploma entregue pelo vereador Clementino Vieira (PMDB). Pelo Conselho Administrativo, Jair Cirino dos Santos, que recebeu do vereador Tito Zeglin (PDT); Vilson Ribeiro de Andrade, das mãos do vereador Felipe Braga Côrtes, e Walter Petruzziello, pelo vereador Pastor Valdemir Soares (PRB).
Da Comissão Técnica, estiveram Jorge Barbosa, entregue pelo vereador João do Suco (PSDB); Walter Souza, pelo vereador Jairo Marcelino (PDT); Reinaldo Domingues Mendes, por Paulo Frote (PSDB); José Rodolfo Gonçalves Leite, por Serginho do Posto (PSDB); Eduardo Sganzerla, pelo vereador Omar Sabbag Filho (PSDB); Mario André Mazzuco, pela vereadora Noemia Rocha (PMDB), além dos jogadores Marcos Aurélio de Oliveira Lima, que recebeu diploma das mãos do vereador Juliano Borghetti (PP), Tiago Real, da vereadora Julieta Reis (DEM) e Pachequinho, pela vereadora Dona Lourdes (PSB).