Coritiba campeão, Despejo Zero e mais notas do dia 4 de abril

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 04/04/2022 15h30, última modificação 05/04/2022 08h37
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Campeão paranaense 
A vitória do Coritiba, no fim de semana, sobre o Maringá, deu ao time da capital o título de campeão paranaense de 2022. A conquista foi comemorada em plenário por Pier Petruzziello (PP), Tico Kuzma (Pros) e Sabino Picolo (DEM). Nesse tópico, Picolo festejou que Helio Cury, que presidiu a Federação Paranaense de Futebol na reestruturação do órgão, assumiu interinamente a direção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Petruzziello lamentou a violência entre torcidas, citando o atropelamento do prefeito de Itaperuçu, Nenéu Artigas (PDT), supostamente cometido por um torcedor do Athletico, em uma caminhonete.

Despejo Zero
A prorrogação até junho da proibição de despejos, pelo Supremo Tribunal Federal, foi comemorada em plenário pelo vereador Renato Freitas (PT). “[A decisão do ministro Barroso] aconteceu após muita luta, graças à campanha [nacional] da qual fazemos parte, com mais de 700 pessoas [em Curitiba], de 12 áreas de ocupação, reivindicando direito à moradia digna”. Apresentados dados do Executivo, que atestam haver 453 áreas de ocupação irregular na cidade, Freitas queixou-se da especulação imobiliária, da elevação do custo do metro quadrado e da corrosão do poder de compra.

Opera Paraná”
Presidente da Comissão de Saúde, Noemia Rocha (MDB) comemorou o lançamento da iniciativa “Opera Paraná”, pelo governo do Estado, para retomar a realização das cirurgias eletivas. “Por causa da pandemia, a realização das eletivas estava estagnada. O governo investirá R$ 150 milhões para ter 60 mil cirurgias a mais neste ano”, adiantou a parlamentar, que participou do 14º Seminário da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa).

Medalha de ouro
No domingo, a atleta curitibana Júlia Soares, de 16 anos, conquistou a medalha de ouro no solo na etapa do Azerbaijão da Copa do Mundo por aparelhos de ginástica artística. Ela subiu ao pódio com 13.433 de pontuação. “Eu nunca tive dúvidas de que ela seria um motivo de orgulho para a nossa cidade, levando o nome de Curitiba para o mundo. Irá brilhar nas Olimpíadas de Paris”, disse Hernani (PSB), autor de um voto de congratulações à atleta (077.00151.2022).

“Nota infeliz”
“Foi uma nota infeliz, que não é verdadeira”, disse Alexandre Leprevost (Solidariedade) sobre uma publicação em um blog de política que ele teria deixado o partido. “Quero, sim, cumprimentar o mais novo integrante do Solidariedade, que é o Pastor Marciano, que recebemos com muita satisfação”, afirmou. “Desejo boa sorte a todos que buscaram os seus caminhos e à bancada do União Brasil, que se tornou a maior. Muito sucesso!”. 

Filiado ao PP
Anunciando sua filiação ao PP, que dobrou sua bancada na Câmara nesta janela de mudança partidária, Eder Borges disse que mudou de partido para estar próximo da coordenação da campanha de Jair Bolsonaro no Paraná, que está a cargo do deputado federal Ricardo Barros. “Virei candidato a deputado federal com o objetivo sobretudo de reeleger Bolsonaro e, para lá chegando, ser base desse que considero o melhor presidente do Brasil”, disse.

Passaporte Vacinal*
Um substitutivo geral (031.00020.2022), apresentado pelo vereador Eder Borges (PP), altera o teor do projeto de lei do próprio parlamentar que proíbe o “passaporte da vacina” (005.00327.2021). Do teor original, ele faz ajustes técnicos apontados como necessários pela Comissão de Constituição e Justiça, limitando a vedação aos prédios e serviços públicos.

Comunidade Portelinha*
O vereador Marcelo Fachinello (PSC) solicita informações à Guarda Municipal de Curitiba sobre a sua atuação dentro da Comunidade Portelinha, na Regional Portão (062.00217.2022). Ele pede o detalhamento das ocorrências nos últimos três anos e se há planos para intensificar as rondas nessa parte da cidade.

Esporte e Lazer*
Dois requerimentos do vereador Marcelo Fachinello (PSC) tratam de questões de esporte e lazer. O primeiro solicita informações sobre onze ofícios não respondidos pela Prefeitura de Curitiba (062.00218.2022). O segundo questiona a retomada gradativa das atividades esportivas pelas Regionais em conjunto som a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Curitiba (062.00219.2022).

Educação de Jovens e Adultos*
Em pedido de informação à Prefeitura de Curitiba, Marcelo Fachinello (PSC) pede o número de vagas disponibilizadas pelo Município na categoria Educação de Jovens e Adultos (062.00220.2022). O vereador quer saber quantas dessas posições são destinadas a pessoas com deficiência.

Aluguel de veículos*
Serginho do Posto (DEM) solicita informações à Prefeitura de Curitiba quanto aos contratos de serviços de transporte firmados com a empresa Cotrans Comércio e Transporte (062.00221.2022).

Equipamentos Públicos*
A possibilidade de instalação de novos equipamentos públicos na região do bairro Butiatuvinha, especificamente entre a rodovia Admar Bertoli e a divisa com o Município de Campo Magro, é o tema da solicitação de pedido de informações do vereador Mauro Ignácio (DEM) à Prefeitura Municipal de Curitiba (062.00222.2022).

Comida Boa*
O vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) solicita à Prefeitura de Curitiba informações sobre o número de beneficiários atendidos pelo Programa Estadual de Transferência de Renda – Comida Boa. O pedido visa obter esclarecimentos sobre as garantias e o correto funcionamento do projeto entre o Estado do Paraná e o Município de Curitiba (062.00223.2022).

Táxi*
Informações sobre as licenças concedidas, histórico das concessões dos últimos 5 anos e quantidade de táxis que prestam o serviço de transportes no município é o tema do pedido da vereadora Indiara Barbosa (Novo) à Prefeitura de Curitiba. Solicita ainda que sejam informadas as taxas cobradas anualmente dos profissionais, bem como os valores arrecadados no ano de 2021 (062.00224.2022).

Enchentes*
A vereadora Indiara Barbosa (Novo) solicita informações à Secretaria Municipal de Obras Públicas, à Secretaria Municipal de Urbanismo e ao Ippuc sobre os imóveis afetados por inundações, alagamentos e enchentes na cidade de Curitiba. De acordo com a parlamentar, “é de extrema importância a proteção dos moradores das regiões vulneráveis aos riscos de desastres naturais” (062.00225.2022).

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva