Vozes de Angola recebe homenagem e canta na Câmara de Curitiba
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recepcionou, nesta quarta-feira (20), o coral Vozes de Angola, composto por jovens angolanos com deficiência visual. O grupo recebeu uma homenagem, de autoria de Bruno Pessuti (Pode), “pela carreira artística de repercussão nacional e que agora chega ao fim”. Ainda muito jovens, refugiados da guerra civil em seu país de origem, foram acolhidos pelo Instituto Paranaense de Cegos, onde formaram, em 2001, o coral Pequenos Cantores de Angola, relatou o vereador. Agora, continuou, “eles estão adultos e amanhã (21) iniciam a sua última turnê, de despedida".
O evento recebeu o nome Twapandula, que significa "gratidão" ou "obrigado" na língua Umbundo. As apresentações do grupo, que cantou na Câmara no momento da homenagem, compõem uma mistura de "cantigas folclóricas em dialeto africano, música popular brasileira, canções em inglês, espanhol, hebraico, gospel e composições autorais, cantadas à capela ou com o acompanhamento de teclado, violão e percussão", explicou Pessuti na justificativa do requerimento (077.00594.2023). Clique aqui para mais informações sobre a turnê.
O parlamentar entregou dois diplomas, sendo um deles em braile, para que pudessem fazer a leitura. “Vocês sempre mostraram força, resiliência e capacidade de transformar desafios em belas canções”, elogiou. Estavam presentes para receber a homenagem Isabela D’Leonn, Delfina Amarílis Américo, Jacob Cachinga, Waldimeire Pereira da Silva e Iza Seraphim.
Projeto voltado à causa animal e sustentabilidade é reconhecido na CMC
Na mesma manhã, João da 5 Irmãos (União) homenageou Patrícia Bianchi Soares Kussaba, criadora do projeto Pet Repet Recicla, que transforma embalagens de ração que seriam descartadas em sacolas sustentáveis, além de financiar ração e castração de animais abandonados (077.00439.2023).
“A vontade de ajudar os animais abandonados juntamente com a paixão pela costura criativa e a preocupação com a sustentabilidade a inspiraram, e criou esse projeto”, explicou João das 5 Irmãos. “Um belíssimo trabalho que ela tem feito a partir da causa animal e também ambiental”, elogiou.
Prêmio Profissional do Ano é concedido in memoriam a Orli Kuster
Na sequência, Leonidas Dias (Solidariedade) entregou o Prêmio Profissional do Ano in memoriam a Orli José Kuster. “Uma grande figura, que foi um importante empresário na cidade de Curitiba, que veio, infelizmente, a falecer em junho deste ano”, lamentou o vereador.
A trajetória profissional de Kuster começou em 1986 trabalhando como garçom no Restaurante Paiol, onde ficou por mais de 20 anos. Em 2005, abriu seu próprio negócio, a Churrascaria La Ventura, que “se tornou uma referência na gastronomia curitibana”, relatou Dias. Cinco anos depois, também se tornou proprietário da Churrascaria Marumbi, além de lançar, recentemente, duas unidades do Grupo Continental (202.00023.2023).
“O empresário foi proprietário de diversos negócios de sucesso em Curitiba, gerando centenas de empregos e movimentando a economia de nossa cidade, prezando sempre por um serviço de qualidade”, enalteceu o parlamentar. A homenagem foi entregue a Tauane Kuster, filha de Orli Kuster.
Atleta de jiu-jitsu recebe Votos de Congratulações e Aplausos da CMC
O Professor Euler (MDB) também fez entrega de homenagem de sua autoria, nesta quarta, a Rafael Iglesias de Souza. O atleta de jiu-jitsu pratica o esporte desde os 14 anos, participando de diversos campeonatos (077.00451.2023).
Euler parabenizou Pessuti pela homenagem ao coral Vozes de Angola e pontuou que o jiu-jitsu "também é uma arte, que, quando praticada da forma adequada, exige uma capacidade do atleta de encontrar soluções para situações complexas dentro da luta, requer tanto uma habilidade física como uma habilidade mental muito grande para suportar as adversidades durante a luta”.
Igreja Presbiteriana de Nova Jerusalém é homenageada na CMC
Já na terça-feira (19), Rodrigo Braga Reis (União) prestou homenagem à Igreja Presbiteriana de Nova Jerusalém, representada pelo pastor Otoniel Palma. Os votos foram concedidos em razão do aniversário de 15 anos de organização administrativa (077.00347.2023).
“A igreja oferece relevantes serviços prestados à comunidade, como apoio pastoral, cursos de artesanatos, apoio com participação e, confecção de alimentos aos quem tem fome, distribuídas semanalmente aos carentes de Curitiba”, relatou Reis. A entrega da homenagem foi acompanhada pela esposa do pastor, Elisabeth Palma.
Centro gastronômico Souq Curitiba é reconhecido pelos vereadores
No mesmo dia (19), Alexandre Leprevost (Solidariedade) entregou homenagem à Souq Curitiba, representada por Dauro Carneiro Bond Junior. O local, assegurou o parlamentar, “é considerado o maior e mais completo espaço de gastronomia e entretenimento de Curitiba” (077.00459.2023).
Para Leprevost, o empreendimento valorizou a região e fortaleceu a economia local. "Aqueceu o mercado imobiliário do entorno, impulsionando novos investimentos e gerando oportunidades de negócio para diversos empreendedores”, enfatizou. “Como todos sabem, procuro estar aqui sempre apoiando, incentivando e fortalecendo comerciantes e empresários da nossa cidade de Curitiba, porque são eles as peças fundamentais na geração de empregos, na geração de renda da nossa cidade”, finalizou o vereador.
Vereadores defendem novos requerimentos em plenário
Durante a penúltima semana de setembro, a Câmara aprovou novos Votos de Congratulações e Aplausos. Nori Seto (PP), por exemplo, defendeu dois requerimentos de sua autoria. O primeiro, na segunda-feira (18), para conceder votos a Sergio Tanoshi pela conquista da medalha de ouro no 9º Campeonato Mundial de Kung Fu, realizado na China (077.00578.2023). “Uma grande trajetória que orgulha a cidade de Curitiba e sempre representa muito bem a Seleção Brasileira”, elogiou o vereador.
A outra homenagem, debatida na quarta, foi para a equipe de Softbol do Nikkei Curitiba, vencedora pela sexta vez no Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Interclubes, na categoria Sub-19, nos dias 9 e 10 de setembro (077.00601.2023). A equipe “é referência no softbol nacional e com a conquista desse título, em São Paulo, ela sagrou-se hexacampeã, conquistou por seis vezes o título máximo na categoria sub-19 do softbol”, declarou Seto.
Herivelto Oliveira (Cidadania) também deu destaque a quatro requerimentos de sua iniciativa. Na terça, defendeu homenagem ao artista plástico e restaurador Gilberto Benvenutti, responsável pela restauração de “várias igrejas aqui da nossa cidade. Uma delas é, inclusive, a igreja de Santa Felicidade. Esse trabalho que ele faz é muito importante” (077.00588.2023). Outras duas homenagens serão concedidas a Kauana Yrin e Dornelles Vissotto Junior (077.00590.2023 e 077.00589.2023, respectivamente), fundadores do projeto Condor Connect, que completa quatro anos de criação. O projeto “trabalha com desenvolvimento tecnológico, com aceleração de startups”, explicou Oliveira.
Por fim, a Fábrica da Dança, defende o parlamentar, deve receber uma homenagem em comemoração aos cinco anos de plena atividade trabalhando “basicamente só com mulheres, dos 15 aos 50 anos pelo prazer da dança” (077.00595.2023). Ainda na quarta, Rodrigo Braga Reis (União) debateu proposição de votos para a Igreja Presbiteriana, da Silva Jardim, que completa, neste mês de setembro, 65 anos de organização eclesiástica, representada pelo pastor Levy Correa de Oliveira (077.00591.2023). “É uma das igrejas mais antigas de Curitiba, que faz um trabalho brilhante em toda a cidade e o pastor Levy merece todo o nosso respeito e admiração", declarou Reis.
Edição: José Lázaro Jr.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba