Copa pode elevar turismo local em até 40%, diz Instituto de Turismo
O legado da Copa do Mundo ao turismo local foi um dos temas debatidos na Tribuna Livre da Câmara de Curitiba, nesta quarta-feira (4). Segundo o presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Paulo Roberto Colnaghi Ribeiro, o número de visitantes estrangeiros deve crescer entre 35% e 40%, em até quatro anos, devido à consequente visibilidade internacional trazida. Durante o Mundial, a previsão é atrair 40 mil turistas. (Com sonora)
Colnaghi destacou que Curitiba, além de receber quatro jogos, será a casa da seleção espanhola durante a Copa. Cerca de 600 jornalistas devem acompanhar a atual campeã do torneio, cuja chegada ao CT do Caju está prevista para este domingo (8), e a previsão é que 1 bilhão de pessoas assistam à partida entre o time espanhol e o australiano. A Rússia, país-sede em 2018 e outra equipe que jogará em Curitiba, também deve atrair os olhares da mídia internacional.
“Curitiba é sim uma cidade turística. Na gastronomia, já é uma referência nacional”, disse o presidente do IMT. Ele reforçou que o setor é responsável por 49% da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), a principal fonte de receita do município. De acordo com os dados apresentados aos vereadores, nos últimos quatro anos foram investidos R$ 500 milhões no segmento de bares, restaurantes e casas noturnas. Apenas para a alimentação, espera-se um rendimento extra de R$ 240 milhões, durante a Copa do Mundo.
Já a Associação Comercial do Paraná (ACP) prevê dobrar a movimentação financeira diária. “Um dos nossos diferenciais é que o estádio e 90% da rede hoteleira concentram-se na região central. Somos a única cidade-sede a oferecer isso ao turista”, disse o convidado da Tribuna Livre. Outro destaque apresentado pelo presidente do IMT foram os investimentos para a recepção ao turista. “Curitiba possui 11 postos de informação turística, três deles móveis. O número é superior ao do Rio de Janeiro”, declarou.
Já as obras da Central de Atendimento ao Turista (CAT) no Jardim Botânico devem começar após a Copa. Além dos postos e dos materiais oficiais de divulgação, a Prefeitura de Curitiba capacitou 500 pessoas para o atendimento ao turista, como os taxistas. Serão assinados, na próxima semana, contratos com 30 restaurantes que funcionarão como pontos de atendimento aos visitantes.
“A Copa, que parecia tão longe, está aí. Curitiba sempre foi uma cidade exemplar, como pela ecologia e as inovações. Espero que a capital seja mais uma vez referência positiva e dê o exemplo na recepção ao turista, atrativos diferenciados na gastronomia e circuito de bares e na segurança”, avaliou o presidente da Comissão Especial da Copa do Mundo, vereador Paulo Rink (PPS) (Com sonora). “Curitiba já voltou ao circuito nacional e internacional de eventos e será referência entre as cidades-sede”, completou o líder do prefeito, Pedro Paulo (PT).
Na semana passada, Colnaghi já havia sido recebido pela Comissão de Educação, Turismo e Cultura do Legislativo (leia mais).
Colnaghi destacou que Curitiba, além de receber quatro jogos, será a casa da seleção espanhola durante a Copa. Cerca de 600 jornalistas devem acompanhar a atual campeã do torneio, cuja chegada ao CT do Caju está prevista para este domingo (8), e a previsão é que 1 bilhão de pessoas assistam à partida entre o time espanhol e o australiano. A Rússia, país-sede em 2018 e outra equipe que jogará em Curitiba, também deve atrair os olhares da mídia internacional.
“Curitiba é sim uma cidade turística. Na gastronomia, já é uma referência nacional”, disse o presidente do IMT. Ele reforçou que o setor é responsável por 49% da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), a principal fonte de receita do município. De acordo com os dados apresentados aos vereadores, nos últimos quatro anos foram investidos R$ 500 milhões no segmento de bares, restaurantes e casas noturnas. Apenas para a alimentação, espera-se um rendimento extra de R$ 240 milhões, durante a Copa do Mundo.
Já a Associação Comercial do Paraná (ACP) prevê dobrar a movimentação financeira diária. “Um dos nossos diferenciais é que o estádio e 90% da rede hoteleira concentram-se na região central. Somos a única cidade-sede a oferecer isso ao turista”, disse o convidado da Tribuna Livre. Outro destaque apresentado pelo presidente do IMT foram os investimentos para a recepção ao turista. “Curitiba possui 11 postos de informação turística, três deles móveis. O número é superior ao do Rio de Janeiro”, declarou.
Já as obras da Central de Atendimento ao Turista (CAT) no Jardim Botânico devem começar após a Copa. Além dos postos e dos materiais oficiais de divulgação, a Prefeitura de Curitiba capacitou 500 pessoas para o atendimento ao turista, como os taxistas. Serão assinados, na próxima semana, contratos com 30 restaurantes que funcionarão como pontos de atendimento aos visitantes.
“A Copa, que parecia tão longe, está aí. Curitiba sempre foi uma cidade exemplar, como pela ecologia e as inovações. Espero que a capital seja mais uma vez referência positiva e dê o exemplo na recepção ao turista, atrativos diferenciados na gastronomia e circuito de bares e na segurança”, avaliou o presidente da Comissão Especial da Copa do Mundo, vereador Paulo Rink (PPS) (Com sonora). “Curitiba já voltou ao circuito nacional e internacional de eventos e será referência entre as cidades-sede”, completou o líder do prefeito, Pedro Paulo (PT).
Na semana passada, Colnaghi já havia sido recebido pela Comissão de Educação, Turismo e Cultura do Legislativo (leia mais).
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