Copa: metrô será realidade
Dezessete cidades brasileiras vivem a expectativa gerada pelo anúncio das 12 subsedes para a Copa do Mundo 2014. A divulgação será feita no próximo dia 20, na sede da Fifa, em Zurique, a maior cidade da Suíça. Desde já as candidatas favoritas se preparam, buscando inovações em infraestrutura. Curitiba não é diferente e o prefeito Beto Richa vem demonstrando isto. Recentemente, assinou os contratos com as empresas que venceram a concorrência publica para a realização de estudos e projetos de engenharia para a construção do metrô em Curitiba.
Segundo o vereador Mario Celso Cunha (PSB), “como o projeto para a instalação do metrô em Curitiba terá acompanhamento técnico da CBTU, certamente será feito nos mais modernos métodos de tecnologia avançada.” A princípio, o estudo aponta para 22 quilômetros de extensão, com 23 estações, e deverá funcionar sob as canaletas do biarticulado. Os estudos para a implantação do metrô em Curitiba vêm desde 1978, quando o Ippuc realizou as primeiras análises, inclusive com opção para veículo leve sobre trilhos.
A extensão citada pelo líder do prefeito na Câmara Municipal compreende 19 quilômetros subterrâneos, um quilômetro elevado na Wiston Churchill e dois quilômetros de superfície, próximo ao terminal da CIC. O trajeto total será entre o terminal Santa Cândida e o futuro terminal CIC-Sul (próximo ao contorno). O metrô deverá passar por sete terminais de ônibus: Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Portão, Capão Raso, Pinheirinho e CIC-Sul.
Mario Celso lembrou da história do transporte coletivo em Curitiba, citando os tempos do bonde. “O primeiro bonde era movido por tração animal e foi inaugurado em 1887 pela Empresa Curytibana. Ligava o Cabral ao Batel. Depois vieram os bondes elétricos, já a partir de 1912, e o número de passageiros aumentou de 680 mil para 1,9 milhão por ano. Em 1928, começaram a circular os primeiros ônibus da Companhia Força e Luz Paraná, que era responsável pelo transporte coletivo. Dois anos depois, começaram a aparecer as primeiras empresas, com linhas particulares. Com o tempo, os bondes foram se aposentando e o usuário passou a usar os ônibus, com mais conforto e rapidez. É a história do transporte através dos tempos.”
Nos documentos da Urbs e do Ippuc consta que o sistema expresso começou em 1974, com as vias exclusivas. A frota partia da praça Generoso Marques, atendendo passageiros do Eixo Norte/Sul. Em 1980, vieram os articulados, entrando também em operação a Rede Integrada de Transporte (RIT), atendendo passageiros da região metropolitana. No início dos anos 90, começaram a circular os biarticulados e os Ligeirinhos. Depois, vieram outras opções, como o Ligeirão, Circular, Interbairros e Interhospitais.
Segundo o vereador Mario Celso Cunha (PSB), “como o projeto para a instalação do metrô em Curitiba terá acompanhamento técnico da CBTU, certamente será feito nos mais modernos métodos de tecnologia avançada.” A princípio, o estudo aponta para 22 quilômetros de extensão, com 23 estações, e deverá funcionar sob as canaletas do biarticulado. Os estudos para a implantação do metrô em Curitiba vêm desde 1978, quando o Ippuc realizou as primeiras análises, inclusive com opção para veículo leve sobre trilhos.
A extensão citada pelo líder do prefeito na Câmara Municipal compreende 19 quilômetros subterrâneos, um quilômetro elevado na Wiston Churchill e dois quilômetros de superfície, próximo ao terminal da CIC. O trajeto total será entre o terminal Santa Cândida e o futuro terminal CIC-Sul (próximo ao contorno). O metrô deverá passar por sete terminais de ônibus: Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Portão, Capão Raso, Pinheirinho e CIC-Sul.
Mario Celso lembrou da história do transporte coletivo em Curitiba, citando os tempos do bonde. “O primeiro bonde era movido por tração animal e foi inaugurado em 1887 pela Empresa Curytibana. Ligava o Cabral ao Batel. Depois vieram os bondes elétricos, já a partir de 1912, e o número de passageiros aumentou de 680 mil para 1,9 milhão por ano. Em 1928, começaram a circular os primeiros ônibus da Companhia Força e Luz Paraná, que era responsável pelo transporte coletivo. Dois anos depois, começaram a aparecer as primeiras empresas, com linhas particulares. Com o tempo, os bondes foram se aposentando e o usuário passou a usar os ônibus, com mais conforto e rapidez. É a história do transporte através dos tempos.”
Nos documentos da Urbs e do Ippuc consta que o sistema expresso começou em 1974, com as vias exclusivas. A frota partia da praça Generoso Marques, atendendo passageiros do Eixo Norte/Sul. Em 1980, vieram os articulados, entrando também em operação a Rede Integrada de Transporte (RIT), atendendo passageiros da região metropolitana. No início dos anos 90, começaram a circular os biarticulados e os Ligeirinhos. Depois, vieram outras opções, como o Ligeirão, Circular, Interbairros e Interhospitais.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba