Copa de 2014 terá capacitação e equipamentos para segurança

por Assessoria Comunicação publicado 17/05/2010 17h55, última modificação 29/06/2021 10h52
Integrantes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Guarda Municipal que participaram de evento sobre a segurança para a Copa do Mundo de 2014, em Brasília, na última semana, juntamente com policiais das 12 cidades-sedes, estiveram na Câmara de Curitiba, na manhã desta segunda-feira (17). Eles participaram de reunião da Comissão da Copa da Casa, presidida pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB), na presidência do Legislativo municipal. O objetivo do encontro, segundo o parlamentar, foi obter informações da delegação paranaense na área de segurança sobre o que irá acontecer em Curitiba antes e durante o Mundial. “Precisamos estar preparados para oferecer toda segurança aos turistas e às delegações com uma ação conjunta dos agentes de segurança”, disse Mario Celso.
Segundo o coronel Itamar dos Santos, secretário da Defesa Social, o trabalho integrado entre as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal já é um grande diferencial de Curitiba em relação às outras cidades-sedes. Destacou as melhorias que a capital receberá com a vinda do campeonato. “A área de segurança terá um crescimento muito grande com as melhorias para a Copa. O principal legado que o campeonato nos deixará é a capacitação dos policiais e a aquisição de novos equipamentos”, disse o coronel. Ele também informou que o evento em Brasília reuniu cerca de 200 profissionais da área de segurança, que receberam a minuta do caderno de atribuições. “Cada instituição, na sua área de competência, sabe exatamente o que deverá exercer”, disse. A apresentação deste caderno de atribuições acontecerá em encontro marcado para o dia 25 de agosto, em Brasília. Comentou, ainda, sobre a análise da segurança realizada no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007. “Os únicos problemas apresentados durante os jogos referiam-se a questões logísticas, pois houve policiamento ostensivo”, completou.
A criação de uma força especial da PM para atuar em grandes eventos foi sugerida pelo major Arildo Luiz Dias (PM). “Precisamos treinar nossos agentes de segurança para oferecer um atendimento adequado em eventos de grande porte, com profissionais capacitados”, comentou, destacando a importância da integração de todas as instituições de segurança pública. Para o major Paulo Henrique Souza, do Corpo de Bombeiros, o trabalho integrado entre as instituições da área, a formação dos agentes de segurança e o aparelhamento das instituições são as heranças que o campeonato deixará para a capital paranaense.
“Precisamos fazer da Copa do Mundo um marco em nossa cidade”, disse o tenente-coronel César Alberto Souza (PM). Ele falou da importância do tratamento adequado aos turistas para mantê-los na cidade, com profissionais capacitados e em quantidade suficiente para garantir a segurança. “Queremos chegar em 2014 com o efetivo da PM completo, ou seja, 21 mil homens no Estado. Hoje, contamos com 17 mil policiais militares”, exemplificou.
A garantia do estacionamento adequado no entorno do estádio e o monitoramento do trânsito por câmeras foi abordado pela diretora da Diretran, Rosângela Maria Battistella. Carlos Celso dos Santos Júnior, diretor da Guarda Municipal, comentou que a Guarda estará nas vias públicas, terminais, parques e praças, garantindo a ordem e a segurança.
A perita Gisele Floriani destacou que, para o Mundial, a Polícia Civil promoverá a capacitação de profissionais para atuarem em situações de desastres em massa e criará postos móveis em locais de acesso.
Participaram da reunião os vereadores Pedro Paulo (PT), relator da Comissão; Julieta Reis (DEM), Jair Cézar (PSDB), João do Suco (PSDB), Julião Sobota (PSC), Aladim Luciano (PV), Tico Kuzma (PSB), Serginho do Posto (PSDB), Algaci Tulio (PMDB) e Emerson Prado (PSDB). Também estavam presentes o delegado aposentado da Polícia Federal Geraldo da Silva Pereira, o gestor de cidade-sede para a Copa de 2014, Luiz de Carvalho; o secretário-executivo para assuntos da Copa do Mundo, Wilson Portes; a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Juliana Vellozo Almeida Vosnika, e a engenheira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Susana Costa.