Conversando com Vizinhos quer ações da PGM

por Assessoria Comunicação publicado 13/06/2006 13h55, última modificação 10/06/2021 07h47
“Ainda estamos no momento de adaptações, sugestões para melhorar nosso projeto. Já fizemos algumas modificações, mas gostaria de escutar cada um dos presentes”, disse a psicóloga e coordenadora do Programa Conversando com Vizinhos, Ivone Neves, na noite de segunda-feira (13), na Sala das Comissões da Câmara de Curitiba, durante debate do projeto que dispõe sobre o Sistema Municipal de Segurança do Cidadão e de seu Patrimônio. A proposta é do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB).
Para o assessor da Polícia Federal, Evaristo Kuceki, “esse programa vai propiciar grande ajuda no combate à violência”. Ele sugeriu a participação dos diretores de escolas, uma vez que eles estão muito próximos aos adolescentes.
A psicóloga lembrou, na oportunidade, que a proposta do Legislativo é sensibilizar a comunidade vizinha para a necessidade da co-participação e que o projeto difere dos já existentes, pois é todo baseado em idéias da população.
Ações contra vândalos
O assessor jurídico da Câmara de Curitiba, Ariel Ventura de Andrade, destacou a importância da inclusão no Conselho da Procuradoria Geral do Município, para que a mesma informe sobre as ações que está tomando contra os vândalos que depredam e danificam o patrimônio público. "A PGM, ao acionar juridicamente as pessoas para recompor o patrimônio, estará dando uma satisfação para a sociedade e reforçando a idéia de ressarcimento", explicou o advogado. O presidente da Comissão de Estabelecimentos Prisionais da OAB-Pr, Pedro Paulo Lino, pediu que não se deixasse de lado a parte criminal de tais atitudes. "Muitas vezes, penalidades como serviços voluntários podem ser mais difíceis de que o pagamento de indenização", justificou. Segundo Lino, não se pode esquecer que pessoas indiciadas têm seu atestado de antecedentes criminais comprometidos por cinco anos.
Presenças
Do encontro participaram o presidente da Sociedade Árabe Brasileira Beneficente e do Lions Clube Internacional Divisão de Santa Felicidade, Moutih Ibrahim; a coordenadora do Piá Moradias Belém, Vera Lúcia de Oliveira; o diretor de segurança da Associação dos Cidadãos da Vila Isabel (Assobel), Rosalvo de Moura Jorge; o presidente da Assobel, Décio Ferreira de Brito; de Francisco Osmar Oliveira, da Organização de Despachos Oliveira, entre outros.
Próxima reunião
Dando continuidade aos debates, nova reunião do PCCV foi marcada para o dia 7 de agosto, às 18h, na Sala das Comissões, na Câmara de Curitiba.