"Conversando com vizinhos" fixa meta da próxima reunião

por Assessoria Comunicação publicado 23/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 16h57

“Os maiores gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) são com dependência química e alcoolismo." A informação é da psicóloga Ivone Neves, coordenadora do programa “Conversando com vizinhos”, que visa o combate às drogas e alcoolismo, durante a segunda reunião do grupo, nesta segunda-feira (22), na Sala das Comissões da Câmara Municipal.
Na oportunidade, o representante da Polícia Militar, Eder Souza, do Batalhão de Polícia de Guarda, enfatizou a importância e necessidade da modificação das leis penais para que as ações policiais imediatas, decorrentes de chamadas pelo 190, pudessem ser mais eficazes. Explicou, ainda, que o serviço Narcodenúncia, através do 181, é investigativo e não de ação imediata.
O “Conversando com Vizinhos” foi lançado no dia 18 de outubro e integra uma parceria do Legislativo curitibano e Secretaria Estadual de Justiça com o objetivo de sensibilizar a comunidade vizinha para a necessidade de co-participação no processo de mudança, proporcionando troca de informações, uma vez que a Casa é o local mais adequado para discussões de questões de cidadania. Na seqüência, a meta é capacitar pessoas no combate às drogas, através de grupos de voluntários treinados pela secretaria.
Divulgação
Durante o encontro, a presidente da Associação de Cidadãos de Vila Izabel (Assobel), Kátia Zilli, apresentou ao grupo o jornal da entidade e ofereceu o veículo aos participantes para divulgar a iniciativa da Câmara à comunidade. O diretor de segurança da Assobel, Rosalvo de Moura Jorge, acrescentou que os grupos das ruas são poderosos e o único meio de combatê-los é formando grupos tão poderosos quanto os de rua.
A próxima reunião foi marcada para o dia 29, quando serão ouvidos integrantes do Ministério Público, Secretaria de Justiça e do comando da Polícia Militar, para esclarecer as iniciativas e procedimentos dos serviços 190 e 181.
Presenças
Participaram do evento Maria Lúcia Duarte Matheus e Fabricio Fogaça, também diretores da Assobel; a presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Praça Santos Andrade e Passeio Público (Amas), Ediluz Maria Taborda Ribas Alves; Maria Lúcia Nunes do Nascimento, da mesma entidade, e Francisco Osmar de Oliveira (despachante Oliveira), entre outros.