Controle do mosquito borrachudo será debatido na Câmara de Curitiba
Câmara sugeriu e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou ação para diminuir a incidência de borrachudos em Curitiba. (Foto: Divulgação/SMMA)
Ele é pequeno, mas sua picada pode causar reações alérgicas e estragar passeios e a prática de esportes ao livre. É o borrachudo, que estará em pauta na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na sessão plenária da próxima quarta-feira (8). Por proposição do vereador Bruno Pessuti (Pode), a Tribuna Livre, espaço democrático de debates do Legislativo, recebe a doutora em Ciências Farmacêuticas Fernanda Gaensly para falar sobre o controle do mosquito.
“Muitas são as queixas da nossa comunidade sobre a infestação dos mosquitos, em especial o borrachudo. Como se trata de um inseto de hábitos diurnos, ele ataca as pessoas principalmente em parques e praças, inviabilizando ou dificultando o lazer e a prática de atividades esportivas”, justifica Pessuti. A convidada para a fala na Tribuna Livre é doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Formédica Farmácia de Manipulação.
“Para evitar a picada dos mosquitos, diversas medidas paliativas são aplicadas, desde instalação de telas, repelentes e inseticidas comprados nos supermercados [...] etc. Vale lembrar que o mau uso e a administração [de repelentes e inseticidas] de forma errada pode gerar intoxicação e alergias”, acrescenta o requerimento da Tribuna Livre (076.00048.2023). Em março, a Câmara aprovou uma sugestão para que Prefeitura de Curitiba combata o borrachudo com o uso de larvicidas – ação que foi realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). A proposta partiu dos vereadores Bruno Pessuti e Sidnei Toaldo (Patriota).
O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?
A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba. Os temas são de livre escolha, sugeridos pelos próprios parlamentares. As falas podem servir, por exemplo, para a prestação de contas e a apresentação de uma campanha de conscientização.
Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Confira aqui os temas já debatidos no ano de 2023.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba