Controladoria da CMC apresenta plano de atividades à Mesa Diretora

por Michelle Stival da Rocha | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 25/03/2022 09h57, última modificação 25/03/2022 09h57
Novo controlador, Thiago Przysiada explicou como funciona a fiscalização de todos os setores do Legislativo e apresentou as metas para 2022.
Controladoria da CMC apresenta plano de atividades à Mesa Diretora

A Controladoria observa e estabelece mecanismos de controle para garantir legalidade nos procedimentos do Legislativo; impessoalidade; moralidade; publicidade, para que o cidadão tenha acesso a todas as informações; e eficiência. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se reuniu, no começo da tarde desta terça-feira (22), para deliberar sobre questões administrativas. O controlador da Câmara, Tiago Przysiada, acompanhado de sua equipe, apresentou ao colegiado o plano anual de atividades de 2022 da Controladoria do Legislativo (Conlegis).

Segundo ele, o plano 2022 foi realizado com base nas normas vigentes que regulamentam as atividades da Controladoria e nas Diretrizes e Orientações Sobre Controle Interno para Jurisdicionados de 2017, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os objetivos são fortalecer o controle interno; garantir a regularidade dos atos da gestão; verificar os controles internos das unidades administrativas; monitorar o cumprimento das determinações e recomendações do TCE e do Ministério Público (MP-PR); e sugerir normas e regulamentos, métodos de controle e aprimoramento dos controles existentes.

Explicou ainda que o novo sistema eletrônico implantado no Legislativo permite acompanhar todos os movimentos administrativos de forma online, a cada passo, o que otimiza o poder de fiscalização. “Todo o trabalho feito pelas equipes de Tecnologia da Informação, da Projuris, Recursos Humanos, Almoxarifado, Compras e outras áreas da Câmara, nós acompanhamos e fiscalizamos”.

Conforme Przysiada, quando é detectada alguma falha nos procedimentos, independentemente da área que está sendo fiscalizada, são apontadas as adequações necessárias para atingir os objetivos institucionais. “A gente espera muito da Controladoria para que os servidores façam o melhor no processo e tenhamos uma Câmara cada vez mais econômica e eficiente”, observou o presidente Tico Kuzma.

Participaram da reunião, além de Kuzma, a primeira-secretária, Flavia Francischini (PSL); a segunda-secretária, Professora Josete (PT); o vice-presidente Alexandre Leprevost (Solidariedade); a diretora-geral Jussana Marques; a diretora de Comunicação, Michelle Stival da Rocha; a chefe de gabinete da Presidência Waléria de Oliveira Maida; além de assessores.

A Mesa Diretora é o órgão que dirige a Câmara de Curitiba nos aspectos legislativos, ou seja, nos assuntos relacionados à elaboração das leis. Ela é formada por sete vereadores, que são eleitos para mandatos de dois anos. No biênio 2021/2022, integram a Mesa Diretora, além dos vereadores acima, Tito Zeglin (PDT), segundo-vice; Professor Euler (PSD), terceiro-secretário; e Mauro Ignácio (DEM), quarto-secretário.

Controle Interno
A Controladoria deve estabelecer mecanismos de controle para que a administração não se desvie da observância aos princípios constitucionais previstos no artigo 37 da Constituição Federal, que são: legalidade; impessoalidade; moralidade; publicidade, para que o cidadão tenha acesso a todas as informações; e eficiência.