Contra desinformação política, temporada do MiguéNews chega ao fim
O combate às fake news políticas foi tema da primeira temporada do projeto especial. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Durante o período eleitoral, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se uniu ao projeto Gralha Confere, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), para combater as fake news. E dessa parceria, nasceu a ideia do MiguéNews, um projeto especial do próprio Legislativo para reforçar o compromisso com a democracia e combater a desinformação.
O destaque da primeira temporada, que chega ao fim nesta segunda-feira (17), foi o toque satírico adotado para as redes sociais, usando o humor para conscientizar. Para isso, a Diretoria de Comunicação da Câmara criou a Família MiguéNews, personagens principais das esquetes gravadas para o Instagram e para o Tiktok da CMC. Ao todo, a temporada contou com oito episódios.
Tia Lucinha e tia Terezinha aterrorizaram o grupo da família, compartilhando todo tipo de fake news que surgia sobre o processo eleitoral, e passaram vergonha tendo que se redimir com os parentes. Até para o purgatório a tia Lucinha foi, pelo tanto de informação falsa que ela repassou. No Instagram, os vídeos ultrapassaram 6 mil visualizações, sendo o mais curtido o que satiriza a “pesquisa eleitoral do IBGE”, fake news que circulou nos grupos de aplicativos durante o período eleitoral.
No “grand finale” - publicado nesta segunda-feira -, a dupla continua no purgatório, tentando se redimir das mentiras do passado. Será que elas aprenderam a lição? Assista ao último episódio no perfil da CMC no Instagram ou no TikTok.
O MiguéNews encerra a temporada sobre fake news eleitoral, mas não é o fim da tia Lucinha e da tia Terezinha, não! “As personagens conquistaram a simpatia do público e agora vão aparecer em outros vídeos nas nossas redes sociais. A Lucinha já tem emprego certo aqui na Terra e vai trabalhar no Zap da Câmara. Se passar fake news lá, vai ser demitida”, brinca a jornalista Michelle Stival, coordenadora das redes sociais do Legislativo.
Matérias especiais
Além do trabalho nas redes sociais, a CMC produziu uma série de matérias especiais para alertar sobre as fake news, com sete textos, para informar e conscientizar o público a não cair na rede da desinformação. Começando pelo aniversário de 100 anos da primeira fake news política do Brasil e suas consequências, encerrou a temporada com uma reportagem sobre a “psicologia das fake news”.
Outra matéria narrou a história da “máquina de votar” até a concretização da urna eletrônica. Também teve dicas para não cair em fake news e, se estiver em dúvida, de como buscar as agências de checagem, como a Gralha Confere. Confira todas as reportagens aqui!
O que vem por aí
O MiguéNews encerra a temporada das eleições por aqui, mas não é o fim. Poderá retornar em outras campanhas. “Nessa primeira temporada tivemos como foco as fake news sobre eleições, mas já estamos planejando as próximas temporadas, que podem ter temas diferentes. Nossa ideia é se conectar com o que está rolando nas redes e combater a desinformação com a informação”, completa a jornalista Patricia Tressoldi, diretora de Comunicação Social da CMC.
Parceria com o TRE-PR
Em 2022, a Câmara de Curitiba firmou uma parceria inédita com o TRE-PR e se juntou ao projeto Gralha Confere. O objetivo do MiguéNews é informar e também combater a boataria de uma forma descontraída. E, como diz o bordão da campanha, não se esqueça: “Quem não confere a informação, passa por bobo na discussão”.
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Vanusa Paiva
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba