Continuam trabalhos para implantação da ISO 9001

por Assessoria Comunicação publicado 10/12/2009 18h15, última modificação 28/06/2021 10h49
O comitê de gestão administrativa para implantação da ISO 9001, cuja meta é conseguir a certificação por meio da aplicação dos princípios de qualidade Cinco “S” (senso de utilização, senso de arrumação, senso de limpeza, senso de saúde e higiene e senso de autodisciplina) em todos os setores da Câmara de Curitiba, se reuniu na tarde desta quinta-feira (10), para dar sequencia aos estudos. O objetivo é, além de melhorar a qualidade de atendimento à população, ampliar as condições de trabalho dos servidores e vereadores. A previsão é que a ISO 9001 seja implantada em no máximo dois anos, tornando a Câmara de Curitiba a segunda entre os Legislativos das capitais do País a obter a certificação, atrás apenas de Salvador (BA). “O interesse e a participação dos setores e gabinetes, desde o início dos trabalhos até agora, superaram nossas expectativas, demonstrando que estamos no caminho certo e conseguiremos o resultado desejado”, avaliou o diretor contábil e financeiro e coordenador do grupo, Eponino Macuco Neto, ao informar que os trabalhos continuam no próximo ano.
Após recapitular os três primeiros “S”, Dieter Claus Josef Jackel, professor e especialista de gestão administrativa, que gerencia o processo na Casa, apresentou mais dois “S”: sensos de saúde e segurança e de auto-disciplina. Jackel reforçou que os benefícios serão ilimitados à população, já que o conjunto de trabalhos com qualidade acaba refletindo diretamente ao cidadão. Nesse sentido, sugeriu que os servidores realizem a autoavaliação. “Precisamos saber como estamos hoje e o quanto estamos progredindo para, de fato, estendermos os benefícios para fora do Legislativo”, disse, esclarecendo se tratar da autodisciplina.
As informações sobre os programas e objetivos dos setores de saúde ocupacional e segurança, abordados pelo especialista, foram complementadas pelos conhecimentos e explicações de servidores nestas áreas, que deram exemplos. “Para efetivar a qualidade da ISO 9001, o processo de manutenção, após implantação dos sensos, avaliação e vistoria nos setores, deve ser contínuo”, alertou.