Custo dos projetos, espectro autista e mais notas do dia 10 de abril
Custo dos projetos*
Indiara Barbosa (Novo) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nessa segunda-feira (10), para falar da quantidade de projetos votados pela casa, que não trazem melhorias diretas ao cidadão curitibano. “As homenagens, como vulto emérito, cidadãos honorários, prêmios, até mesmo nome de rua aprovados, geram custos. Para cada tramitação de um projeto de homenagem, é gerado um custo de aproximadamente 200 mil reais em despesas gastas com pessoal e tramitação”, disse. “Enquanto perdemos tempo com homenagens, vemos as escolas sofrendo com falta de segurança. O que tem acontecido nas escolas é uma tragédia anunciada”, alertou Barbosa.
>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.
Espectro autista*
Pronunciamento do vereador Pier Petruzziello (PP) abordou o projeto de lei que estabeleceu instrumentos para o diagnóstico precoce do autismo. “Essa lei foi histórica para a cidade. A triagem é feita atrevés do teste de origem holandesa, o M-Chat (Modified Checklist for Autism in Toodlers)”, explicou Pier. O aumento do número de casos, e das filas de famílias que aguardam atendimento médico especializado, também foram destacados pelo vereador. “Faço um pedido para a Secretária de Saúde: vamos juntos trabalhar para que se amplie o ambulatório Encantar e assim darmos mais qualidade de vida as famílias que estão na fila para que, além do diagnóstico, tenham um atendimento qualificado”, solicitou.
Paixão de Cristo*
Mauro Ignácio (União) parabenizou o Grupo Lanteri, que realizou na sexta-feira (7) a encenação da Paixão de Cristo. “Depois de cinco anos, o grupo retornou a Curitiba e nos presentou com uma belíssima apresentação”, celebrou Ignácio. Dez mil pessoas acompanharam a apresentação. O evento contou com a participação de 400 pessoas entre atores e voluntários. O grupo inaugurou um espaço próprio no bairro Orleans.
Conselho da juventude*
O vereador Eder Borges (PP) apresentou uma emenda modificativa (034.00013.2023) à iniciativa que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude (005.00156.2022). Ele insere nova redação aos incisos dos artigos 1° e 4°, em que se altera a composição do conselho criando cadeiras permanentes para representantes da sociedade civil e de entidades religiosas.
Imóveis*
Professora Josete (PT) pede à Prefeitura de Curitiba o número de imóveis que estão sendo utilizados pelas associações de moradores e suas respectivas indicações fiscais (062.00226.2023).
Autismo*
Em pedido de informações oficiais, a vereadora Indiara Barbosa (Novo) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre o número de crianças autistas que aguardam atendimento médico e psicoterápico. A parlamentar diz que estão ocorrendo manifestações por parte de pais e mães de crianças autistas de que os atendimentos por parte da Prefeitura não tem ocorrido, bem como reclamações de que, atualmente, existem duas mil crianças em fila de espera para acompanhamento médico (062.00227.2023).
EstaR*
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, o vereador Tito Zeglin (PDT) pergunta sobre a existência de projeto de implementação de Estacionamento Regulamentado (EstaR) na Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes (062.00228.2023).
Liceu do ofício*
Informações sobre a existência de cursos na área de beleza, ofertados pelo Programa Liceu de Ofícios nos anos de 2021 e 2022, fazem parte do pedido do vereador Nori Seto (PP) à Fundação de Ação Social (FAS) (062.00229.2023).
Cultura*
Dois pedidos de informações oficiais da vereadora Amália Tortato (Novo) fazem questionamentos sobre a aquisição de obras de arte pela Prefeitura de Curitiba nos últimos 5 anos. O primeiro direcionado à Secretária Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) (062.00230.2023), enquanto o segundo à Fundação Cultural de Curitiba (062.00231.2023).
Odontologia*
Informações sobre a justificativa de implementação do Estacionamento Regulamentado (EstaR) no Centro Cultural Portão é o que pede Amália Tortato (Novo) à Urbanização de Curitiba (Urbs). Ela quer saber se foram realizados estados para demonstrar a necessidade de implementação visto não se tratar de área central, tampouco região com comércio (062.00232.2023).
Minuto de silêncio*
A pedido de Rodrigo Braga reis (União), a CMC respeitou um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-senador paranaense Francisco leite Chaves, nesse fim de semana, aos 93 anos de idade. Hernani (PSB) solicitou que também fosse incluído o nome de Eufren Lapoinca, que veio a óbito nesse final de semana.
*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
*Notas revisadas pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba