Consumidores poderão contar com postos de atendimento
O vereador Helio Wirbiski (PPS) apresentou proposição legislativa que pretende criar uma alternativa de atendimento para os consumidores de serviços continuados, como telefonia e TVs por assinatura (005.00315.2013). A ideia, segundo o texto de justificativa do projeto, consiste na criação de postos de atendimento presencial, o que evitaria as protelações enfrentadas pelo consumidor quando tenta resolver alguma situação por meio do atendimento telefônico.
O projeto de lei elenca os procedimentos que o consumidor poderá resolver nos postos de atendimento presencial: cancelamento de assinatura, problemas com faturas, mudança de endereço, alteração de plano, alteração de data de vencimento e registro de reclamações. Segundo o vereador Wirbiski, "o consumidor passa por um verdadeiro calvário quando tenta solucionar tais questões por telefone. São horas de espera implorando por atendimento, principalmente se for para cancelar os serviços". No entendimento do vereador, "tudo leva a crer que esta demora é uma forma de fazer com que o cliente desista do cancelamento, e certamente muitos o fazem".
"Se o consumidor pode contratar serviços continuados (como a telefonia) de forma presencial em uma loja, por que não pode cancelá-lo da mesma forma, ou em um posto de atendimento criado com esta finalidade?", indaga o vereador. Ainda segundo Helio Wirbiski, "os postos de atendimento vêm ao encontro do anseio básico de todo e qualquer consumidor, que é o de ser atendido com respeito e dignidade".
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