Consulado Africano presta homenagem a vereador

por Assessoria Comunicação publicado 01/07/2011 17h35, última modificação 10/08/2021 10h44
O Sistema Fecomércio (Sesc/Senac/PR) e os Consulados Honorários do Senegal e Marrocos em Curitiba, com apoio da prefeitura, promoveram a visita de 30 embaixadores africanos nesta semana. O grupo se reuniu com empresários de vários setores da economia, como turismo e comércio. Na tarde de quarta-feira (29), a comitiva seguiu para o Portal Africano, na praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, e os embaixadores foram homenageados.
A visita dos embaixadores teve como principal objetivo promover a integração comercial, cultural, industrial, científica e tecnológica entre o Continente Africano e o Paraná. “Este é um estado com excelente possibilidade de exportar serviços e produtos para a África”, afirmou o cônsul de Senegal, Ozeil Moura dos Santos.
Homenagem
O vereador João do Suco (PSDB) recebeu, na quinta-feira (30) homenagem dos embaixadores e do cônsul do Senegal. O cônsul destacou o trabalho do parlamentar, pois no ano passado, no XI Desfile Cívico Militar do Pinheirinho, foi abordada “A história do Continente Africano e suas relações com o Brasil”.
“O vereador João do Suco, em parceria com a prefeitura, Associação Comercial da Macroregião do Pinheirinho (Ascomarp), escolas, entidades sociais, Exército Brasileiro, Polícia Militar e Colégio Militar realizou o desfile cívico militar com 30 mil pessoas e a presença do prefeito Luciano Ducci. O Pinheirinho foi o primeiro bairro do país que prestou homenagem ao Continente Africano”, exaltou o cônsul.
Ozeil relatou aos embaixadores como foi o desfile e a abertura do evento, na qual 30 estudantes representaram países africanos.
Portal
O Memorial Africano foi inaugurado ano passado por Luciano Ducci, como homenagem ao povo afrodescendente do Brasil. A praça Zumbi dos Palmares, de aproximadamente 21.600 metros quadrados, ganhou grande portal na entrada principal e teve seus espaços de esporte e lazer revitalizados.
O portal na entrada principal da praça tem 54 colunas representando cada um dos países da África. As colunas são quadradas e têm quatro metros de altura. Cada coluna leva o nome de um país africano, bandeira e a localização no continente.
Fazem parte da missão os embaixadores no Brasil da África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botsuana, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Gabão, Gana, Guiné, Guiné Bissau, Malaui, Mali, Marrocos, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, Senegal, Sudão, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.