Cônsul-geral do Japão recebe cidadania honorária de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 13/03/2014 10h30, última modificação 22/09/2021 09h09

Nesta quarta-feira (12), a Câmara Municipal concedeu a Cidadania Honorária de Curitiba ao cônsul-geral do Japão na região Sul do Brasil, Yoshio Uchiyama. Conduzida pelo presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), a sessão solene contou com diversos representantes da comunidade nikkei da capital, como o ex-vereador e assessor da Relações Especiais com o Japão, da Secretaria Municipal de Relações com a Comunidade, Jorge Yamawaki.

A honraria foi concedida por meio da lei municipal 14.402/14, de iniciativa de Paulo Rink (PPS). Segundo o parlamentar, enquanto esteve à frente do consulado -  Yoshio Uchiyama assumiu a gestão em 2012 e permaneceu por 16 meses – o homenageado não mediu esforços ao executar ações e atividades entre o sul do país e o Japão, em especial o Paraná.

“Ele atuou como agente facilitador na atração de investimentos diretos do Japão. Ajudou na difusão da cultura japonesa e no fomento de ações para a cidade, em parceria com os governos municipal e estadual. E em particular, na sua trajetória, Uchiyama tem sido defensor de ideias e projetos de grande importância para a coletividade, conquistando o respeito da comunidade nipo-brasileira e de todos os curitibanos”, destacou Paulo Rink.

“Queremos que todos os povos tenham sua dignidade preservada, sua autonomia. Desejamos isso a todos os países e povos do mundo. Parabéns. Curitiba estará sempre à sua disposição”, completou Salamuni. Já o ex-vereador Jorge Yamawaki lembrou que seu trabalho no consulado resultou na visita do prefeito Gustavo Fruet à cidade-irmã de Curitiba, Himeji, em 2013. “Viagem que ainda resultará em muitos frutos. Vamos trabalhar para que os laços de amizade se estreitem ainda mais entre os dois países”, disse.

“Procurei dar maior ênfase no meu trabalho para entrelaçar pessoas e entidades, para construírem uma cidade melhor, e para uma maior aproximação entre o povo do Japão e do Brasil. A homenagem não se deve só ao reconhecimento do meu trabalho, apoiado por meus assessores do consulado e comunidades nikkeis, como também por diversas entidades curitibanas com as quais trabalhamos juntos. Expresso meus sinceros agradecimentos pela forte parceria de todos”, agradeceu Uchiyama.

Atuação no consulado
O cônsul-geral assumiu o Consulado do Japão – Jurisdição Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – em 2012, onde permaneceu por 16 meses. Da sua gestão, destacam-se ações como a revitalização da cooperação entre as cidades-irmãs Himeji e Curitiba e a realização de 12 projetos do Programa de Assistência para Projetos Comunitários (APCs) no Paraná e em Santa Catarina.

Em 2013, o Japão concedeu bolsas de estudos a 11 estudantes do Paraná. Aumento  considerado significativo por Yoshio Uchiyama em relação ao ano anterior, quando quatro estudantes foram contemplados com o benefício. A gestão do homenageado também foi marcada pelo fortalecimento da cultura nipônica na cidade, com a realização de eventos como a Semana “Japão no Coração de Curitiba” e a exposição de Animês e Mangás, no MuMa.

Também desde 1999, o consulado apoia projetos comunitários nas áreas de educação, capacitação profissional, saúde, meio ambiente e qualidade de vida, com a doação total de US$ 1,384 milhão. Entre as entidades beneficiadas estão a Associação Cristã de Assistência Social e a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia. E das 19 empresas japonesas que atuam no estado paranaense, quatro estão sediadas em Curitiba.

Tsunami no Japão
Paulo Rink e Yoshio Uchiyama lembraram, em plenário, a realização do “Jogo da Solidariedade”, para ajudar as vítimas do tsunami que devastou a costa japonesa em março de 2011. A ação solidária foi proposta pelo parlamentar, então diretor de Futebol do Atlético Paranaense.

O jogo contou com a presença de jogadores como Zico, Alcindo, Dunga, Romário, Raí e Paulo Baier. Cerca de 22 mil pessoas acompanharam a partida, que resultou na arrecadação de R$ 369 mil, dos quais 60% foram dados para o Japão. “O povo paranaense deu ao povo japonês, um grande exemplo de irmandade”, disse o cônsul-geral, que recebeu das mãos do vereador, a bola usada na partida.

Autoridades presentes
Também prestigiaram a sessão solene o coordenador geral da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Rui Hara, representando o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB); o presidente da Sociedade do Corpo Consular no Estado do Paraná e cônsul honorário em Paranaguá, Mariano Czaikowski; o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ), Yoshiaki Oshiro; e o presidente da Associação Brasileira de Dekasseguis (ABD), Teichum Hiramatsu.

Outras autoridades presentes em plenário foram o cônsul do Japão em Curitiba, Akira Ichioka; o cônsul-geral adjunto do Japão, Iwato Takhiro; o cônsul-geral da República das Filipinas, Kiyoshi Ishitani; o cônsul honorário da Holanda, Robert de Ruijter; o cônsul honorário da República do Chile, Luiz Celso Branco; o 3º vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Odone Fortes Martins; e o presidente do Nikkei Curitiba – Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira, Janio Akira Ishisaki.