Constituídos 3 blocos parlamentares para eleição da Mesa Diretora
Novo presidente e demais membros da Mesa serão eleitos, em votação nominal, nesta tarde. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Os vereadores constituíram três blocos para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para o biênio 2021-2022, que começa às 14 horas deste sábado (2). O maior deles, formado por Solidariedade, Novo, PT, Pode, PSL, PV, MDB, PP, Republicanos, PTB, DC e Pros, reúne 21 parlamentares (417.00001.2021). O “blocão” tem como líder Mauro Bobato (Pode), sendo que Pier Petruzziello (PTB) e Maria Leticia (PV) foram indicados, respectivamente, para a primeira e a segunda vice-lideranças.
Outros dois blocos reúnem seis vereadores cada um (respectivamente, 417.00002.2021 e 417.00003.2021). PDT, PSB, PMB e Patriota estão sob a liderança de Tito Zeglin (PDT). O bloco formado por PSD, Cidadania e PSC é liderado por Professor Euler (PSD). A maior bancada da CMC, do DEM, formada por cinco parlamentares, não aderiu a nenhum bloco. O partido tem como líder Sabino Picolo, ex-presidente do Legislativo.
Empossados nessa sexta (1º), os vereadores da 18ª legislatura da CMC tiveram até as 12 horas deste sábado para constituírem os blocos (saiba mais). A sessão especial será presidida pela parlamentar mais votada no pleito de 15 de novembro, Indiara Barbosa (Novo). Além do novo presidente da Casa, estão em disputa mais oito cargos: primeiro e segundo vice-presidentes; primeiro, segundo, terceiro e quarto-secretários; corregedor e vice. A votação é nominal.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba