Dia do Conservadorismo, TOFs, enchentes e mais notas do dia 13 de março

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 13/03/2023 18h10, última modificação 14/03/2023 09h08
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Dia do Conservadorismo, TOFs, enchentes e mais notas do dia 13 de março

Notas da sessão plenária de 13 de março. (Arte: Arquivo/CMC)

Dia do Conservadorismo
Pronunciamento do vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) abordou projeto de lei de sua autoria, que institui, no calendário oficial de Curitiba, o Dia do Conservadorismo. “No último dia 10, algumas cidades do Brasil celebraram a data, que é baseada em valores da família tradicional e na liberdade política e econômica”, afirmou. proposta do vereador explica que o conservadorismo deseja garantir a preservação de instituições e de formações sociais e familiares tradicionais (saiba mais).

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Violência I*
Outra questão citada pelo vereador pastor Marciano Alves (Solidariedade) foi a briga envolvendo torcedores do Coritiba e do Athletico Paranaense na tarde do último domingo (12), no bairro Santa Cândida. “Observamos que coisas simples, como o futebol, que fazem parte de nossa cultura, estão se acabando com atos como esse”, alertou o parlamentar ao exibir vídeo com as imagens das agressões entre as torcidas organizadas de futebol (TOFs).

Violência II*
O presidente da CMC, Marcelo Fachinello (PSC), cobrou ações para coibir as violência entra as TOFs. “Esperamos que as providências sejam tomadas pelas autoridades e que as imagens sirvam para identificar e punir os envolvidos neste ato de barbárie”, disse o parlamentar.

Enchentes I*
Osias Moraes (Republicanos) utilizou a tribuna para pedir mais atenção da Prefeitura de Curitiba e da secretaria de Obras aos moradores que sofrem com as enchentes que se repetem a cada chuva. "Visitei diversos bairros durante o último final de semana e, em especial, destaco o Bairro Alto, por onde passam o rio Bacacheri e o rio Atuba. Precisamos atender a população de Curitiba e resolver essa situação das enchentes. Me senti extremamente envergonhado em ver como se encontram essas pessoas. Precisamos olhar para essas situações e cobrar respostas", disse.
 

Enchentes II*
É muito importante ver mais vereadores preocupados com as situações das enchentes nas mais diversas regiões de Curitiba”, destacou Hernani (PSB), que ponderou que, embora as enchentes em Curitiba aconteçam há anos, as ações da prefeitura parecem ter baixo efeito contra o problema. “A última intervenção feita pela prefeitura, em solicitação feita por nosso gabinete, foi a retirada, do rio Bacacheri, de entulhos e lixos que encheram 300 caminhões”, destacou o parlamentar.

Enchente III*
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, a vereadora Maria Letícia (PV) pergunta sobre as obras da rua Camões e da praça Alcides Munhoz Neto, no bairro Hugo Lange; além dos estudos realizados para minimizar a questão das enchentes na região (062.00158.2023).

Dark kitchen*
Herivelto Oliveira (Cidadania) solicita informações à Secretaria Municipal de Saúde e à Vigilância Sanitária sobre as atividades no conceito denominado “Dark Kitchen”, bem como os critérios estabelecidos para que seja concedido alvará de funcionamento (062.00147.2023).

Obras*
Em pedido de informações oficiais à Secretaria Municipal de Educação, o vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) pergunta sobre as obras de melhoria e de manutenção programadas para a Escola de Ensino Fundamental Itacelina Bittencoirt, no bairro Guaíra (062.00148.2023).

Viaduto*
Dois requerimentos com pedidos de informações à Prefeitura de Curitiba fazem questionamentos em relação às obras do viaduto que liga as ruas Eduardo Pinto da Rocha e João Miqueletto no bairro Alto Boqueirão. O primeiro é do Pastor Marciano Alves (Solidariedade) (062.00149.2023) e o segundo é do vereador Marcelo Fachinello (PSC) (062.00152.2023). Ambos alegam estar recebendo diversas reclamações de moradores da região. 

Trânsito*
Requerimentos de pedidos de informações à Secretária Municipal de Defesa e Trânsito de Curitiba, da vereadora Amália Tortato (Novo), questionam sobre a fiscalização de trânsito no bairro Água Verde. A vereadora alega ter recebido reclamações de moradores da região de que as solicitações realizadas através do canal 156 não têm sido atendidas (062.00150.2023).

Ambulantes e SAMU*
Mauro Ignácio (União) solicita à Prefeitura de Curitiba informações sobre os pontos de venda cadastrados, sejam eles ocupados ou não, para ambulantes de churros (062.00151.2023). Também requer o número de ambulâncias do SAMU disponíveis em Curitiba, bem como relatório relativo aos atendimentos realizados em 2022 (062.00153.2023).

Urbanização *
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, a Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência pergunta sobre o processo 01-029871/2023 que trata de demandas relativas à mobilidade urbana e à iluminação pública das Comunidades Nova Primavera, Tiradentes, Dona Cida e 29 de Março no bairro CIC (062.00154.2023).

Transporte escolar*
Professor Euler (MDB) questiona a Urbanização Curitiba (Urbs) sobre o controle do embarque e do desembarque das vans escolares na rede pública de ensino. O vereador pede ainda esclarecimentos quanto aos critérios utilizados para estipular a quantidade de vagas para esses veículos em frente de cada escola (062.00156.2023).

Filas*
Informações sobre as filas para atendimento de serviços de saúde e de especialidade médica é o que pede Amália Tortato (Novo) à Secretaria Municipal de Saúde. A vereadora deseja não só dados sobre o número de pacientes que aguardam atendimento, mas também a realização de exames e o tempo médio de espera para cada uma das especialidades médicas (062.00157.2023).

Siate*
Mauro Ignácio (União) solicita informações ao Comando do Corpo de Bombeiros do Paraná sobre o número de ambulâncias do Siate disponíveis em Curitiba, assim como sobre o relatório relativo aos atendimentos realizados em 2022 (074.00010.2023).

Autismo*
Pier Petruzziello (PP) pediu informações oficiais do Município sobre a aplicação do questionário denominado M-CHAT para rastreamento e para identificação de traços de autismo em crianças com idade precoce (062.00155.2023).

Nota de pesar*
A vereadora Noemia Rocha (MDB) manifestou seu pesar pelo falecimento de Maria de Lourdes Gentil Santana Nascimento, ocorrido na última quarta-feira (8) (078.00006.2023).


*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
*Notas revisadas pleo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba