Conselho propõe trabalho conjunto de segurança

por Assessoria Comunicação publicado 21/02/2006 16h55, última modificação 08/06/2021 08h18
Dando prosseguimento ao debate sobre o projeto que dispõe sobre o Sistema Municipal de Segurança do Cidadão e de seu patrimônio, de iniciativa do presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), o programa Conversando com Vizinhos teve nova reunião, na noite desta segunda-feira (20), na Sala das Comissões do Legislativo.
A coordenadora do programa, psicóloga Ivone Neves, lembrou que a proposta do Legislativo é sensibilizar a comunidade vizinha para a necessidade da co-participação no processo de mudança, com ações contra a violência, propiciando troca de informações. Ivone explicou aos participantes do encontro que a idéia da criação do sistema foi elaborada de forma genérica e que, depois de aprovada, outros órgãos serão chamados para compor parcerias. "Não é um projeto isolado. Vamos trabalhar junto com o Estado, pois a segurança é um problema que tem que ser trabalhado em todas as esferas", disse.
A psicóloga já visitou diversas entidades como os Juizados Especiais, o Tribunal de Contas, a Federação do Comércio, a secretarias de Justiça e Cidadania, da Segurança Pública e de Defesa Social, a Procuradoria Geral da Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil, o Tribunal de Justiça, a Procuradoria do Município, para divulgar o programa Conversando com Vizinhos, de iniciativa do presidente da Câmara.
O coordenador dos Conselhos de Segurança Benjamim Zanlorenci Júnior, explicou que o Estado já desenvolve programa semelhante e que, inclusive, já existe decreto regulamentando a matéria. "Cada delegacia de polícia atende cinco ou seis bairros. Não podemos criar mais uma estrutura com o mesmo objetivo. Temos que achar uma fórmula de integração e trabalharmos juntos”, disse, acrescentando que as questões de criminalidade e de segurança pertencem a todos. Também o diretor regional adjunto do Sesc Paraná, Paulo Roberto Schubert, colocou à disposição do CCV as instalações da entidade para cursos de capacitação, recreação, utilização da cozinha, biblioteca, ou qualquer outra dependência.
Presenças
Participaram da reunião Edeluz Maria Taborda Ribas Alves, presidente da Associação dos Moradores e Proprietários, Comerciantes e Amigos da Praça Santos Andrade e Passeio Público, o Presidente do Conselho de Segurança Jardim das Américas, Pedro Pitarch Forcadell; o presidente da Sociedade Árabe Brasileira Beneficente e do Lions Clube Internacional Divisão de Santa Felicidade, Moutih Ibrahim, a presidente da Comissão Interna de Vítimas de Crimes da OAB-PR, Rose Dequech; a coordenadora do Piá Moradias Belém, Vera Lúcia de Oliveira; entre outros convidados.