Conselho e política municipais de trânsito são aprovados em segundo turno
A implantação da Política Municipal de Educação para o Trânsito (PMET) e a criação do Conselho Municipal de Trânsito (Comutran) foram aprovadas, em segunda votação, na sessão plenária da Câmara de Curitiba nesta quarta-feira (12). De iniciativa da Prefeitura de Curitiba, os projetos de lei foram debatidos e acatados por unanimidade, em primeiro turno, na terça (11).
O primeiro deles estabelece as diretrizes da PMET, entre elas o desenvolvimento de ações educacionais em todos os níveis de ensino e a capacitação de profissionais da rede municipal envolvidos na área do trânsito, sobre mobilidade urbana sustentável, acessibilidade e segurança (005.00402.2013). Já o segundo projeto, não só cria o Comutran, bem como a Conferência Municipal de Trânsito (005.00390.2013).
Líder da maioria na Câmara Municipal, Pedro Paulo (PT) encaminhou favoravelmente as duas votações, ressaltando a importância dos projetos, considerados “fundamentais para amenizar os problemas no trânsito de Curitiba”. “Ao Poder Público cabe incrementar políticas públicas. E é isso que está previsto nas duas propostas. Sem educação, nenhuma medida para reduzir as mortes no trânsito será suficiente”, destacou o vereador.
“Temos que fazer com que o motorista entenda que o trânsito é estudado para proporcionar agilidade, segurança e conforto para o translado de pessoas, seja no coletivo, seja no individual. O conselho deverá trabalhar efetivamente na educação e na prevenção de acidentes. Esperamos que os resultados sejam alcançados”, completou Valdemir Soares (PRB), que também foi favorável às duas iniciativas.
Após a análise, votação (em dois turnos) e aprovação em plenário, ambos os projetos seguem para a sanção do prefeito Gustavo Fruet. As duas leis entrarão em vigor na data de suas publicações.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba