Conselho de proteção aos animais é realidade

por Assessoria Comunicação publicado 08/02/2006 16h15, última modificação 07/06/2021 17h54
O Conselho Municipal de Proteção aos Animais, o Comupa, já é realidade desde o dia 9 de novembro do ano passado, a partir da aprovação do projeto de lei do segundo secretário da Câmara de Curitiba, vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB). O novo órgão de proteção aos animais vai garantir a realização de campanhas permanentes de vacinação e esterilização de cães e gatos.
O Comupa será composto por representantes das secretarias de Saúde e Meio Ambiente de Curitiba, da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, do Ministério Público, Universidade Tuiuti do Paraná, Movimento SOS Bichos de Proteção Animal,  Sociedade  Protetora dos Animais e da Câmara Municipal.
Segundo Stephanes Júnior, “um dos objetivos do conselho é o de garantir a realização de campanhas de vacinação e esterilização de cães e gatos, evitando a proliferação destes animais nas ruas da cidade, colocando fim aos sacrifícios nos centros de zoonoses”.
Ainda de acordo com o parlamentar, o conselho vai assegurar que animais como cães de aluguel e cavalos de carrinheiros sejam tratados adequadamente.  O novo conselho permitirá que se crie, ainda neste ano,  uma unidade móvel para intensificar as esterilizações na cidade. O secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, afirma que serão realizadas parcerias entre o município e ongs de defesa dos animais para realização de campanhas permanentes em toda a cidade.
Na Câmara
O presidente da  Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente, vereador Angelo Batista (PP), recebeu profissionais desta área. Em sua opinião, o novo conselho proposto por Stephanes Júnior “significa um grande avanço ao bem-estar da população animal da nossa cidade”.