Conselho de Ministros Evangélicos terá Declaração de Utilidade Pública
Membros do Comep acompanharam em plenário a votação da Utilidade Pública. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)
Organizador da Semana Cultural e da Marcha Para Jesus, o Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná (Comep) teve aprovada, nesta segunda-feira (16), a concessão da sua Declaração de Utilidade Pública pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A votação foi acompanhada em plenário por Cirino Ferro, Cirino Bezerra, Ronaldo Tavares, Alexandre Monteiro, Felipe Ferro, Evandro Borges, Paulo Rodrigues, Ivan Diniz, Arlindo Júnior e Carlos Mario Pereira, ligados à entidade cujo trabalho social foi reconhecido pela CMC (014.00070.2024).
O pedido de Declaração de Utilidade Pùblica para a Comep foi protocolado por Tico Kuzma (PSD), em coautoria com Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode), Ezequias Barros (PRD), Hernani (Republicanos), João da 5 Irmãos (MDB), Jornalista Márcio Barros (PSD), Mauro Bobato (PP), Noemia Rocha (MDB), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (PRTB), Rodrigo Reis (PL), Sabino Picolo (PSD), Sargento Tania Guerreiro (Pode), Serginho do Posto (PSD), Sidnei Toaldo (PRD) e Marcelo Fachinello (Pode).
“A Comep é mais que um órgão de representação religiosa, realizando diversas atividades beneficentes em Curitiba. Entre as iniciativas estão a Semana Cultural, que neste ano reuniu mais de 500 artistas voluntários e arrecadou uma tonelada de alimentos e produtos de higiene. Também realizou a Marcha para Jesus, que reuniu milhares de pessoas em Curitiba para propagar a paz, arrecadando alimentos para clínicas de reabilitação de dependentes químicos”, justificou Kuzma.
“Eu subo à tribuna da CMC para ser testemunha do trabalho realizado pela Comep na Semana Cultural”, confirmou Noemia Rocha, na mesma linha do apoio dado por Sabino Picolo (PSD), para quem “a igreja faz um trabalho excelente para a população da cidade”. Rodrigo Reis e Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) discutiram brevemente após o parlamentar dizer que “houve diminuição de evangélicos na Câmara [para 2025]” e que isso afeta a decisão sobre “projetos em trâmite que vão contra os nossos princípios cristãos”. Para a vereadora, que se absteve na votação após essa fala, Reis se referia a projetos de defesa dos direitos da população LGBT e das mulheres. “Não podemos pôr o peso da ideologia”, disse Prates.
Emitidas pela CMC, as Declarações de Utilidade Pública servem como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público. A concessão do título é regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades, anexados aos respectivos projetos de lei.
Abradepa dá chance de recomeço às mulheres, destaca Alexandre Leprevost
Por unanimidade, com 25 votos favoráveis, a Câmara de Curitiba aprovou, nesta segunda-feira (16), a concessão de Declaração de Utilidade Pública à Associação Brasileira de Dermopigmentação Paramédica e Anaplastologia (Abradepa). “A Abradepa foi criada em 2022 por Simone Borges, que atendia pacientes em hospitais oncológicos”, explicou o autor do projeto, Alexandre Leprevost (União), destacando o trabalho dela com reconstrução de aréolas mamárias oncológicas e próteses para pacientes com perda de partes do corpo.
“Muitas mulheres em tratamento oncológico, mães de filhos autistas ou mulheres que sofreram violência doméstica enfrentam dificuldades em manter um emprego devido à necessidade de tratamentos médicos frequentes, terapias para seus filhos ou pela discriminação no mercado de trabalho. Por isso, a associação desenvolve programas de capacitação, oferecendo chance de recomeço”, ressaltou Leprevost, indicando que 2 mil pessoas já foram atendidas (014.00045.2024). A votação foi acompanhada em plenário pela presidente da Associação, Simone Borges, pela vice, Gisele Lazara de Faria Borges, e pela diretora-financeira, Rafaela Ezequiel Betim.
A terceira Declaração de Utilidade Pública aprovada foi para o Moto Clube Missionário Ceifeiros da Meia Noite (014.00052.2024), cuja requisição foi apresentada na CMC pelo vereador Tico Kuzma (PSD). No relatório de atividades, a organização destaca parcerias com a Polícia Militar em ações educativas de trânsito e apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade social nos bairros Cidade Industrial de Curitiba, Prado Velho, Boqueirão, Tatuquara e municípios da região metropolitana.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba