Conselho de Jornalismo recebe aval de vereador

por Assessoria Comunicação publicado 31/08/2004 00h00, última modificação 13/05/2021 18h12

Favorável à criação do Conselho Federal de Jornalismo, o vereador Pedro Paulo Costa dá seu aval ao projeto que tramita no Congresso Nacional, respaldando, salienta o parlamentar, interesses da classe, ratificados pelo Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná.
Falando da tribuna da Câmara Municipal, esta semana, Costa afirmou que é preciso conhecer a fundo o projeto, que, além de partir da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), era uma reivindicação da classe há 20 anos e foi apresentado pelo Poder Executivo pela impossibilidade da autarquia profissional patrocinar a iniciativa.
“O assunto está sendo distorcido”, na opinião do vereador. “O Conselho Federal de Jornalismo estabelece uma nova ótica ética para a prática jornalística, não representando nenhuma forma de controle da liberdade de expressão, preceito assegurado pela Constituição Federal. Seu principal objetivo é o de regulamentar e fiscalizar a profissão, hoje ameaçada pela desregulamentação propiciada pela retirada da obrigatoriedade do diploma. Essa será, inclusive, uma das atribuições do CFJ, atualmente a cargo do Ministério do Trabalho”, diz. “A atividade do CFJ será de auto-regulamentação profissional, para melhorar a qualidade do jornalismo, e servirá para garantir que a Lei de Imprensa seja cumprida, estabelecendo balizas para o exercício responsável e ético da profissão”, acrescenta.
Internet
Pedro Paulo afirmou que os esclarecimentos sobre a criação do CFJ estão disponíveis na Internet, na página do Sindijor, onde consta que “a finalidade do CFJ é retirar do Estado a atribuição de expedir registros profissionais, velar pela aplicação do Código de Ética, colaborar com o aperfeiçoamento dos cursos de jornalismo e normatizar o estágio”.
Correção
Em matéria divulgada à imprensa sobre a moção de repúdio à criação do Conselho Federal de Jornalismo, tramitada na Câmara Municipal na última semana, o nome do vereador Pedro Paulo Costa foi citado por equívoco. O parlamentar é, portanto, favorável à criação do Conselho.