Conselho Antidrogas já é realidade

por Assessoria Comunicação publicado 09/06/2006 17h00, última modificação 10/06/2021 08h23
Desde a última terça-feira (6) foi implantado em Curitiba o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, o Comped, que passa a ser um órgão consultivo e fiscalizador das ações voltadas à redução do uso de drogas.
O novo conselho é uma iniciativa do vereador André Passos (PT) que há  três anos vem colocando seu mandato parlamentar para tornar realidade  um órgão capaz de atuar no combate às drogas.  No início deste ano foram nomeados os membros do conselho integrado por representantes das secretarias municipais, órgãos institucionais, OAB e da Câmara Municipal.  A  posse  destes membros efetivada pelo vice prefeito, Luciano  Ducci, vem segundo ele, "reforçar as ações de prevenção e assistência que a Prefeitura já desenvolve com usuários de drogas em nossa cidade".
Para o autor da lei de sua instituição, "é um agregado de esforços para atacar um grave problema  que afeta a vida da  população de diversas cidades brasileiras".  "A posse de hoje é resultado do trabalho conjunto com entidades  que  atuam na prevenção às drogas; porém, o mais importante, é saber que todas estas  que participam desse processo serão representadas pelos membros do conselho. Pessoas que trabalham pelo ser humano", afirma André Passos.
A primeira reunião  do Comped está marcada para o dia 19 de junho.
Secretário
A posse do Comped contou com a presença especial do secretário nacional Anti Drogas, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa que defende como base de trabalho "a articulação entre os poderes executivo e legislativo e com a sociedade civil organizada", Uchôa disse que "atualmente os conselhos que já estão em funcionamento vem conseguindo articular várias ações das secretarias e da sociedade, reunindo esforços para combater esse grande mal que aflige tantas  famílias".
Segundo Passos, o conselho é necessário para coordenar os trabalhos que outros órgãos do governo municipal e estadual realizam em relação às drogas. "As secretarias assim como o Detran, têm boas iniciativas, mas ficam apenas em suas áreas de atuação; com o conselho, poderemos integrar todas essas iniciativas", arrematou o parlamentar.