Conscientização sobre Saúde em Curitiba é tema de projetos

por Assessoria Comunicação publicado 12/09/2013 11h40, última modificação 20/09/2021 07h47

Nos dois últimos meses, o vereador Dirceu Moreira (PSL) apresentou pelo menos quatro projetos de lei na Câmara de Curitiba voltados ao cuidado dos curitibanos com a sua saúde. Uma das medidas pede que seja criado no município um programa de proteção ao câncer de pele nas escolas de educação infantil (005.00287.2013). Apelidado de “Meu amigo sol”, a proposição pede que o assunto vire um tema obrigatório na rede pública de ensino em Curitiba.

“As palestras deverão ser ministradas por entidades representativas da classe médica de Dermatologia, oficialmente reconhecidas pela Associação Médica Brasileira, e profissionais da área devidamente registrados no Conselho Regional de Medicina como especialistas”, pede Dirceu. Também na área da conscientização, o parlamentar pediu a criação de um Programa de Incentivo ao Planejamento Familiar e à Saúde da Mulher (005.00313.2013) e a inclusão no calendário oficial de Curitiba da Semana Municipal da Saúde do Homem (005.00314.2013).

Para o planejamento familiar, o vereador sugere que o município disponibilize “orientações, ações preventivas e educativas visando a garantia ao acesso igualitário a informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade da mulher e do casal”. Já a semana comemorativa englobaria o dia 15 de julho, data do Dia Internacional da Mulher. As atividades preventivas seriam voltadas para pessoas com mais de 40 anos de idade e tratariam dos “mitos” a respeito da saúde masculina (vasectomia, câncer de próstata).

Terceira idade

Dirceu Moreira também pede, via proposição legislativa (005.00288.2013), que a secretaria municipal de Esporte, Lazer e Turismo realize, anualmente, a “Olimpíada da Terceira Idade”, em que só poderiam se inscrever pessoas com mais de 60 anos de idade. A competição aconteceria de julho a agosto, em modalidades de baixo risco (futebol, voleibol, basquetebol, tênis, xadrez ou atletismo, por exemplo).

“Os grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, podem nos levar a um despertar esportivo, principalmente com a terceira idade. Isso ajuda as pessoas a fugir da depressão e a conviver socialmente”, argumenta o parlamentar. Os projetos tramitam pelas comissões permanentes da Câmara de Curitiba.