Conscientização à mielomeningocele é tema da Tribuna Livre

por Fernanda Foggiato — publicado 03/12/2021 12h10, última modificação 03/12/2021 14h13
A presidente da Associação Brasileira Superando a Mielomeningocele, Nadja Cavalcanti, participa da sessão plenária da próxima quarta-feira (8).
Conscientização à mielomeningocele é tema da Tribuna Livre

As Tribunas Livres são às quartas-feiras, com transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, Facebook e Twitter. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) reforça, na Tribuna Livre da próxima quarta-feira (8), a conscientização à mielomeningocele, uma má-formação congênita da coluna vertebral, em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas e que afeta cerca de seis em cada mil crianças nascidas vivas. Apesar da doença não ter cura, o diagnóstico precoce (durante o pré-natal ou logo após o nascimento) e o tratamento adequado possibilitam aos pacientes uma boa qualidade de vida. 

Para falar sobre o tema, o Legislativo recebe a presidente da Associação Brasileira Superando a Mielomeningocele (ABSAM), Nadja Kelly Brito Bezerra Cavalcanti (076.00044.2021). O convite para a Tribuna Livre, o espaço democrático de debates da CMC, partiu do vereador Oscalino do Povo (PP). 

O tratamento da mielomeningocele é inicialmente cirúrgico. Estudos indicam que as crianças operadas ainda no útero têm menos sequelas motoras e hidrocefalias menos severas, reduzindo em 50% a necessidade de colocação de válvulas para a drenagem do líquido espinhal. 

Declarada de utilidade pública municipal pela lei 15.776//2020, a Associação Brasileira Superando a Mielomeningocele foi criada para amparar as famílias dos pacientes. A ABSAM também disponibiliza tratamento às crianças e luta pela oferta de procedimentos específicos, como a cirurgia intrauterina, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A lei 15.284/2018 instituiu, em 25 de outubro, o Dia Municipal da Mielomeningocele. 

O debate poderá ser acompanhado, em tempo real, pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter. 

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, como canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – conforme acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente. 

Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc. Clique aqui para consultar os temas já discutidos em 2021.