Conheça o Legislativo: concluída 1ª edição do programa com servidores de Curitiba

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 06/12/2024 15h15, última modificação 06/12/2024 16h04
Servidores de diferentes setores da Câmara de Curitiba acompanharam as sessões plenárias e aprenderam mais sobre o processo legislativo.
Conheça o Legislativo: concluída 1ª edição do programa com servidores de Curitiba

Ao todo, 23 servidores acompanharam as sessões plenárias de quarta-feira, dentro do programa Conheça o Legislativo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Conheça o Legislativo 3O presidente Marcelo Fachinello (Pode) anunciou o encerramento, na manhã da última quarta-feira (4), da primeira edição do programa Conheça o Legislativo, no qual os servidores de diversos setores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) puderam acompanhar, às quartas-feiras, a sessão plenária e conhecer um pouco mais sobre a atividade parlamentar. O projeto teve início no dia 16 de outubro e contou com a participação de 23 servidores, divididos em grupos de até seis pessoas. 

“Além de aprender mais sobre o Legislativo, os servidores puderam se aproximar mais de vocês, vereadores e vereadoras, e também de uma das principais funções desta instituição, que é a função aqui do plenário”, afirmou Fachinello. A atividade foi organizada pela Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH), em parceria com a Comissão Superior de Recursos Humanos (CSRH) e o Departamento de Processo Legislativo (Deprole). 

Conheça o Legislativo 2Na sessão plenária, é onde tudo começa e tudo termina dentro do processo legislativo”, observa a diretora do Deprole, Izabela Marchiorato, idealizadora do programa e responsável por receber os visitantes e explicar aos grupos sobre o funcionamento da sessão e alguns pontos do Regimento Interno. Dentre os benefícios apontados por ela, a atividade faz com que o servidor compreenda onde ele se enquadra dentro de toda a atividade legislativa e, assim, pode atuar “não apenas executando demandas, mas se identificando com a sua contribuição no processo”. 

Para a diretora da DGRH, Larissa Carrera Baginski, todos que possuem vínculo com a Câmara, “de alguma forma, levam para a sociedade a atuação da Casa Legislativa”, então “é importante que todos, a começar pelos servidores, saibam minimamente explicar em seus círculos sociais sobre o que a sociedade monitora com mais frequência, que são justamente as sessões”. "Entendo que todo o suporte prestado pelos servidores efetivos tem como mesmo objetivo final o pleno exercício do mandato dos vereadores, e é importante ter esse contato com uma das principais atuações deles na Casa para melhor compreender essa questão", acrescenta.

Marchiorato também chama a atenção aos benefícios externos do programa, levando instrução à população "com a contribuição que os nossos servidores fazem em seus lares, ambientes de lazer, rodas de amigos, de como realmente funciona o processo legislativo pela voz de quem realmente o vivencia diariamente”. 

A primeira edição do programa foi voltada aos servidores concursados admitidos no processo seletivo de 2019, empossados mais recentemente, em comparação ao restante do quadro funcional. Mas a ideia é que se dê sequência à iniciativa com os demais servidores da CMC, “considerando a boa adesão e o bom retorno”, pontuou o presidente Marcelo Fachinello.

Conheça o Legislativo 1

A escolha pelas sessões de quarta se deu por ser o dia em que acontece a Tribuna Livre, “que é um espaço destinado aos cidadãos de renome para falarem sobre causas específicas que têm relação direta com os problemas e os desafios da nossa cidade em diversas áreas como saúde, educação, segurança”, explicou Fachinello, durante a sessão desta quarta, que foi suspensa para o encerramento desta primeira edição do Conheça o Legislativo. Com isso, ele complementou, além de acompanharem os ritos tradicionais da sessão ordinária, os servidores tiveram a oportunidade de observar os debates junto à população curitibana.

Quem participou?

Participaram do programa os servidores Amanda Henrichs Poletto de Souza, Ana Lídia Both, André Luccas Kuchnir Monegaglia, Bruno Branco Pessanha Lopes, Izaque Campos de Oliveira e Maria Lucia de Camargo Linhares, da Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH); Bruna Imai Hartmann, Lucas Barbosa, Fernanda Bueno de Melo Maranhão e Vinicius Castanha Campana, do Departamento de Patrimônio (DPS); Andressa Godoy, da Diretoria de Licitações (DLIC); Guilherme Eduardo Pianovski e José Rafael de Moraes Custódio, do Departamento de Administração e Finanças (DAF); Luis Henrique Paiva, Leonardo Cortezzi Graça e Nicole do Nascimento Francelino, da Diretoria Contábil-Financeira (DCF); Nadia Ceolin, da Divisão de Escrituração Contábil; Alex Gruba Barbosa, da Diretoria de Comunicação Social (DCS); Caroline Hilmam, do Gabinete da Presidência; Aline Becker, da Procuradoria da Mulher (ProMulher); Débora Kohler, da Divisão de Material de Consumo; Filipi de Melo Attini, da Divisão de Escrituração Contábil; e Michele Regina Nunes da Silva, da Divisão de Administração de Pessoal.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques