Congresso marca 15 anos de fundação da Ascam-PR

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2008 17h10, última modificação 22/06/2021 08h23
Os 15 anos da Associação de Servidores de Câmaras Municipais do Paraná (Ascam-PR), trabalhos e objetivos foram destacados, nesta quarta-feira (15), por João Carlos Kirchner Filho, presidente da entidade, na abertura do XV Congresso de Servidores e Vereadores de Câmaras Municipais do Paraná. O evento, no auditório do Anexo II da Câmara de Curitiba,   se estende até sexta-feira (17), com palestras, prestação de contas e eleição da nova mesa diretora e conselho fiscal.
Após a saudação do presidente da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais (Abrascam), Relindo Schlegel, o vereador Paulo Salamuni (PV), representando o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), falou sobre a origem da palavra política e hierarquia dos três poderes. “Faz bem quem faz por um ideal; faz bem quem faz por altruísmo e  faz bem quem quer de fato construir”, afirmou Salamuni, que destacou ainda o resultado de trabalhos realizados pela associação. “É preciso fazer acontecer, se reunir, debater, trocar experiências. Dessa maneira, conseguiremos somar com o processo Legislativo”, disse, parabenizando a equipe organizadora do congresso.
As palestras foram iniciadas pelo economista, advogado e especialista em administração pública, Washington Luiz Moreno, que falou a respeito do orçamento público, detalhando o planejamento da administração pública, plano plurianual, Leis de Diretrizes e Orçamentária, além da PEC dos Vereadores. “O PPA é um plano de governo realizado para quatro anos, conforme às necessidades de cada cidade.”
A diferença da URV (Unidade Real de Valor), correção de aposentadorias e pensões foram detalhadas pelo advogado Emerson Fukushima. Também estavam presentes no evento o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB) e União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), Bento Batista da Silva, vereador do município de Juranda, no centro-oeste do Estado; Marcos Paulo Marques Araújo, assessor jurídico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam); Paulo César Flores, diretor do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, além de Véritas Malcewski, coordenadora organizacional do evento.
Nesta quinta-feira (16), as palestras terão início às 9h.