Confirmados Vulto Emérito a advogado e homenagem a enfermeira

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 17/06/2024 11h05, última modificação 17/06/2024 11h12
Votações em segundo turno aconteceram nesta segunda-feira (17).
Confirmados Vulto Emérito a advogado e homenagem a enfermeira

Projetos aprovados em segundo turno já podem se tornar decreto legislativo e lei municipal. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Duas propostas que homenageiam personalidades de Curitiba foram aprovadas nesta segunda-feira (17) pela Câmara Municipal. A primeira é o projeto de decreto legislativo que concede o título de Vulto Emérito de Curitiba ao advogado Gustavo Swain Kfouri. A outra é a denominação de logradouro público de Karen Carla Blasckovsky Marques Zamperlini. As iniciativas já podem seguir para sanção/promulgação.

O Vulto Emérito de Curitiba ao advogado Gustavo Kfouri foi apresentado no Legislativo por Rodrigo Reis (PL). Na votação de hoje, o texto recebeu 29 votos “sim” e uma única abstenção, de Indiara Barbosa (Novo). Nascido em 1978, o homenageado é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); tem doutorado em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e pós-doutorado pelo Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba) e pelo Centro Internacional Mediterrânea de Pesquisa em Direitos Humanos da Universidade Mediterrânea de Reggio Calabria (Itália). 

Kfouri também é membro das comissões de Direito Eleitoral e de Acompanhamento Legislativo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele foi professor da Escola Superior da Polícia Civil e da Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná (OAB-PR). No currículo do curitibano, também há o Instituto dos Advogados do Estado do Paraná – IAP, onde atuou como diretor de Direito Eleitoral; e o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), do qual é membro fundador (116.00004.2023).

O Vulto Emérito é a maior distinção que uma pessoa nascida em Curitiba pode ganhar da Câmara Municipal. A honraria foi criada em 1963 (lei municipal 2.255/1963, já revogada) para “perpetuar na memória coletiva da cidade personalidades que tenham honrado e dignificado na prática de fatos concretos de expressão utilitária”. Atualmente, o título é regulamentado pela lei complementar municipal 109/2018. Agora, a homenagem já pode ser promulgada pelo presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode).

Enfermeira dará nome a logradouro público de Curitiba

Depois da votação em segundo turno ter sido adiada na última quarta-feira (12), hoje o plenário confirmou a aprovação da indicação do nome de Karen Carla Blasckovsky Marques Zamperlini a um dos logradouros públicos da capital. A iniciativa é de Ezequias Barros (PRD), e recebeu 28 votos favoráveis e a abstenção de Indiara Barbosa (009.00001.2024). A homenageada era enfermeira e faleceu durante a pandemia da covid-19, vítima da doença. Era servidora pública municipal, e um dos lugares pelos quais passou foram a UPA CIC e a UBS Sabará. Na semana passada, a votação foi acompanhada pela mãe de Karen, Gertrudes Blaskovsky. Agora, a proposta segue para sanção prefeitural.