Confirmado o início das sessões plenárias às 14h30

por Assessoria Comunicação publicado 15/09/2009 18h00, última modificação 25/06/2021 10h24
Alterações propostas no Regimento Interno da Câmara de Curitiba, que incluem mudança no horário das sessões plenárias, foram aprovadas em segundo turno, nesta terça-feira (15). Assim como aconteceu no primeiro turno, os votos nominais favoráveis ultrapassaram a exigência de dois terços dos vereadores para tornar legal e oficial a troca do horário das sessões e outras mudanças.
As sessões, que têm começado às 14h30 desde o início do segundo semestre como uma das medidas preventivas adotadas pela Mesa Executiva contra a gripe A, serão oficializadas neste novo horário, logo após publicação no Diário da Casa do projeto de resolução aprovado. A aprovação nos dois turnos legaliza, também, a nova nomenclatura da Comissão de Educação e Cultura, agora ampliada para o turismo e denominada Comissão de Educação, Cultura e Turismo.
Outras
Duas outras alterações foram consideradas de importância no avanço da discussão técnica, política e partidária da Casa. Uma é a abertura do grande expediente para a liderança de oposição e a outra, a transformação dos projetos autorizatórios em requerimentos sobre assuntos não regimentais, de indicação ou sugestão à administração municipal. A modalidade vai favorecer o trâmite entre as duas casas públicas, com reflexos positivos sobre as reivindicações da comunidade para serviços ou obras necessários.
As novas medidas foram encaradas pelo líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), como democráticas e facilitadoras à maior participação popular. E devem também, segundo a avaliação de Algaci Tulio (PMDB) e da maioria dos vereadores, “valorizar o trabalho dos parlamentares com a publicidade de seus feitos.”