Confirmadas homenagens a servidor do MPPR e a dono de gráfica
Vereadores Mauro Ignácio e Macos Vieira foram os autores das homenagens. (Foto: Fernanda Verhagen/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em definitivo, em sessão realizada nesta quarta-feira (13), dois projetos de lei que indicam novas denominações de logradouros públicos na capital do Paraná. Os textos seguem agora para sanção do Poder Executivo. As homenagens póstumas foram ao ex-funcionário do Ministério Público do Paraná, Humberto Schwartz, e ao fundador da Gráfica Vitória, Amazonas Pereira Bueno.
A homenagem ao servidor público Humberto Schwartz foi requisitada por Mauro Ignácio (PSD), como forma de homenagear o ex-funcionário do Ministério Público do Paraná (MPPR). Schwartz faleceu em 2001, aos 93 anos de idade, deixando seis filhos e uma carreira profissional que levou o farmacêutico e contabilista dos Portos de Paranaguá ao MPPR, passando pela Secretaria de Estado da Fazenda e pelo Juizado de Menores (009.00014.2021 com 031.00086.2024).
Já o vereador Marcos Vieira (PDT) indicou Amazonas Pereira Bueno, com mais de 60 anos dedicados à arte gráfica, para que ele também denomine um logradouro público de Curitiba. Durante a primeira discussão da proposta, o vereador destacou a trajetória profissional de Amazonas Bueno, que começou a trabalhar aos 14 anos de idade, na Livraria Americana, para depois fundar a Tipoarte e a Gráfica Vitória, passando ainda pela Impressoras Guarani e Gráfica Vicentina (009.00012.2024). Ele faleceu em 1999, aos 95 anos de idade.
Clique aqui para ver como foi o debate em primeiro turno.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba