Confirmadas homenagem a professora e Utilidade Pública ao Projeto Archimedes

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 07/10/2024 13h15, última modificação 07/10/2024 14h06
Projetos foram aprovados nesta segunda-feira (7) em segundo turno.
Confirmadas homenagem a professora e Utilidade Pública ao Projeto Archimedes

As votações aconteceram nesta segunda-feira (7) logo no começo da ordem do dia. (Foto: Bruno Lombardi/CMC)

Duas propostas de lei que estavam na ordem do dia desta segunda-feira (7), em segundo turno, foram aprovadas pelo plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A primeira é a que homenageia a professora aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zélia Milléo Pavão, que irá denominar uma escola municipal localizada no bairro Seminário. A outra é a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação Projeto Archimedes - Escola de Jiu-Jitsu. 

A homenagem póstuma a Zélia Milléo Pavão foi acatada com 30 votos “sim”, unanimidade no momento da votação. Natural da Lapa (PR), faleceu em julho de 2021, aos 93 anos de idade, por complicações da covid-19. Ela foi a primeira mulher a dirigir o Setor de Educação da universidade entre os anos de 1972 e 1981; e também atuou como coordenadora do Departamento de Estatística da UFPR e lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), formando “valorosos docentes e pesquisadores em Educação” (008.00007.2024).

A ideia é dar o nome de Zélia Milléo Pavão à escola municipal localizada na rua Major Heitor Guimarães, nº 174, no bairro Seminário. Na semana passada, o projeto de lei foi defendido por um do autores, Tico Kuzma (PSD), que explicou que “a escola [que receberá o nome da professora] já atua em nossa cidade, com oito turmas integrais, sendo cinco de pré-escola e três de primeiros anos”. Agora, a matéria já pode ser sancionada pelo prefeito Rafael Greca.

Além de Kuzma, a proposta tem a coautoria de mais 14 vereadores: Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode), Herivelto Oliveira (Cidadania), Hernani (Republicanos), Jornalista Márcio Barros (PSD), Leonidas Dias (Pode), Mauro Bobato (PP), Oscalino do Povo (PP), Pastor Marciano Alves (Republicanos), Pier Petruzziello (PP), Rodrigo Reis (PL), Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Serginho do Posto (PSD) e Sidnei Toaldo (PRD). 

Câmara também é unânime na aprovação de Utilidade Pública

Com 29 votos “sim”, também foi confirmada em segunda votação a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação Projeto Archimedes - Escola de Jiu-Jitsu (014.00052.2023). O título de Utilidade Pública funciona como um atestado de bons antecedentes às entidades sem fins lucrativos. A declaração facilita às organizações firmar convênios com o poder público e receber emendas parlamentares, por exemplo. O projeto de lei é de autoria de Beto Moraes e também já está pronta para sanção prefeitural.