Confirmadas Cidadania Honorária a Paulo Oliveira e homenagem póstuma
As votações na CMC acontecem no Palácio Rio Branco, onde fica o plenário. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Duas homenagens de iniciativa da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovadas nesta quarta-feira (4) em segundo turno estão prontas para serem sancionadas pelo prefeito da capital, Rafael Greca. A primeira é a Cidadania Honorária ao presidente do Clube Curitibano, Paulo Roberto Oliveira. A segunda é a denominação de logradouro público de João Gronovicz. Ambas as votações aconteceram após a Tribuna Livre.
O título de Cidadão Honorário de Curitiba ao radialista Paulo Oliveira foi apresentado por Marcelo Fachinello (Pode) e recebeu, em segunda votação, 32 votos “sim”. Morador de Curitiba há quase 60 anos, ele é natural de Lages (SC). Iniciou sua carreira como radialista na Rádio Ouro Verde AM em 1972, onde permaneceu até julho de 2022. Ainda teve passagens pelas emissoras como TV Iguaçu Canal 4, atual Rede Massa; Caiobá FM, Ouro Verde FM e Difusora AM 590 (115.00013.2024).
“Os serviços prestados por Paulo Roberto Oliveira, seu histórico de vida, suas indiscutíveis contribuições ao desenvolvimento e aprimoramento da cultura, sua irrepreensível biografia marcada pela conduta ética, certamente, fazem do homenageado um cidadão digno de receber este título”, disse Fachinello, na votação em primeiro turno, nesta terça-feira (3). A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018.
Outra proposta ratificada pelo plenário é a matéria que batiza um dos logradouros públicos de Curitiba de João Gronovicz (009.00027.2020). A iniciativa, defendida hoje pelo autor, Tito Zeglin (MDB), recebeu 22 “sim” e 1 abstenção, de Amália Tortato (Novo). Nascido em Mandirituba (PR) e trabalhou para a Prefeitura de Curitiba e faleceu aos 75 anos de idade em janeiro de 1993, vítima de câncer. “Foi um homem honrado, de caráter inabalável, uma pessoa ilibada, que deixou um grande legado de contribuição para a nossa cidade e uma legião de amigos e admiradores por onde passou”, comentou o vereador. Familiares do homenageado acompanharam a votação em segundo turno.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba