Confirmada utilidade pública para Associação Filhos de Sião

por Assessoria Comunicação publicado 19/06/2018 15h55, última modificação 27/10/2021 09h04

Dois projetos de lei foram aprovados em segundo turno pela Câmara de Curitiba nesta terça-feira (19) e serão enviados para a sanção do prefeito Rafael Greca. Tratam-se da declaração de utilidade pública à Associação Filhos de Sião, de autoria de Toninho da Farmácia (PDT), e da denominação de um dos logradouros públicos da cidade de Maria Novicki, proposta por Maria Manfron (PP).

A utilidade pública foi aprovada com 33 votos favoráveis (014.00069.2017). Ao defender a iniciativa, Toninho da Farmácia disse conhecer o trabalho da entidade há muitos anos. “Ela atua na Vila Verde, no CIC [Cidade Industrial de Curitiba], mas sua atuação vai além, envolvendo hospitais e outras organizações sociais”, informou o autor do projeto de lei. Segundo ele, a Associação Filhos de Sião atende atualmente 136 crianças, retirando-as da vulnerabilidade a que estariam expostas nas ruas.

A votação do projeto foi acompanhada pela presidente da entidade, Danielle Pontes Duarte, e pela Missionária Koka. Diversos parlamentares manifestaram apoio a Toninho da Farmácia. Julieta Reis (DEM), por exemplo, cumprimentou o vereador chamando-o de “zelador da Vila Verde”. “Essa entidade promove um trabalho excepcional na região”, disse a vereadora. “Tenho ouvido falar muito bem desse trabalho”, complementou Zezinho Sabará (PDT), ao informar que a Filhos de Sião atua em várias regiões da CIC.

Para Tito Zeglin (PDT) “essas abnegadas senhoras [que atuam na associação], que se dedicam em favor do próximo, merecem a utilidade pública, para que tenham recursos e possam desenvolver suas atividades”. “Nós temos pregado nessa Casa a importância das associações do terceiro setor. O Estado não consegue fazer todos os trabalhos. As associações estão na ponta sentindo e suprindo as necessidades”, observou Dr. Wolmir Aguiar (PSC).

Já Cristiano Santos (PV), que integra a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), lembrou que Toninho da Farmácia se empenhou para que colegiado acatasse a tramitação da matéria. “Os Filhos de Sião promovem um trabalho, voluntário, sério e transparente, que a gente consegue ver nas praças e canchas de esporte”, finalizou o autor da declaração de utilidade pública, ainda elogiado por Maria Manfron, Noemia Rocha (MDB) e Osias Moraes (PRB).

Logradouro
O projeto de Maria Manfron que denomina de Maria Novicki um dos logradouros públicos de Curitiba recebeu 30 votos positivos em segunda votação (008.00013.2017). Falecida em março 1998, a imigrante polonesa veio ao Brasil de navio e foi e foi morar em Dorizon, distrito de Mallet, município do Sudeste do Paraná. Ela chegou a Curitiba em 1972 e se instalou no São Braz. A matéria foi debatida pela autora na sessão plenária desta segunda-feira (18).