Confirmada data comemorativa do Corpo de Bombeiros do Paraná
O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou três dos quatro projetos de lei da pauta da sessão desta segunda-feira (8). Um deles, de autoria de Dr. Wolmir Aguiar (PSC), institui no Calendário de Eventos do Município a data de 8 de outubro em alusão à inauguração do Corpo de Bombeiros do Paraná (005.00145.2018). A matéria foi amplamente debatida por ocasião de sua votação em 1º turno (leia mais) e, hoje, recebeu, em segundo turno, 24 votos favoráveis. Agora a proposta vai à sanção do prefeito Rafael Greca para virar lei.
Também foi aprovado o projeto da prefeitura que autoriza o Poder Executivo a alienar a favor de Ribeiro Patrimonial Administração e Participações (005.00006.2019). A proposta propõe a venda de um trecho da rua Joaquim Nabuco, no Boa Vista, em favor da empresa. O terreno tem 313,25 m² e, de acordo com a Comissão de Avaliação de Imóveis da Secretaria Municipal de Planejamento e Administração, o valor a ser pago é de R$ 296 mil. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba não demonstraram interesse na área. A matéria foi aprovada com 25 votos favoráveis.
Outro projeto que obteve aprovação dos vereadores foi o de Oscalino do Povo (Pode), que denomina de Constantina Gabardo um logradouros públicos (009.00022.2018) da cidade. A justificativa do projeto explica que a homenageada era filha de imigrantes italianos e nasceu em Curitiba, em 1917. Sua família foi uma das pioneiras no desenvolvimento do bairro Água Verde. O vereador anunciou em plenário que fará a discussão do projeto na discussão em segundo turno, na sessão de amanhã. Já o projeto de Pier Petruzziello (PTB) que concede o título de cidadania honorária de Curitiba à Rosemay Ortolani (006.00014.2018) foi adiado por uma sessão em virtude da ausência do vereador no momento da votação.
Emendas
Nesta segunda-feira, terminou o prazo de três sessões plenárias consecutivas para a apresentação de emendas ao projeto de alteração do Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba que cria a Procuradoria da Mulher no Legislativo (011.00001.2019). De acordo com a matéria, as procuradorias servem para a construção de uma rede de apoio entre as mulheres de todo o país (leia mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba