Confirmada cidadania honorária ao advogado Horácio Monteschio
A Câmara Municipal aprovou em segundo turno, na sessão desta segunda-feira (11), o projeto de lei que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao advogado Horácio Monteschio, ex-presidente do diretório municipal do PP. A proposta de lei é de Toninho da Farmácia e a votação foi unânime, com 28 votos favoráveis (006.00001.2014).
Natural de Maringá (PR), Mosteschio nasceu no dia 1º de janeiro de 1970. "Com um brilhante currículo, ele tem se destacado como profissional ético, responsável, buscando na prática diária o exercício pleno da justiça e da cidadania", justifica Toninho da Farmácia.
A pedido do autor, o segundo turno foi adiado, em abril de 2014, porque Mosteschio havia sido nomeado secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. A lei municipal 56/2005 veda a concessão de honrarias a ocupantes de cargos eletivos, servidores nomeados da administração pública e secretários municipais ou estaduais.
O alerta ao impedimento legal, na época, foi feito pela então segunda-vice-presidente do Legislativo, vereadora Julieta Reis (DEM). Toninho esclareceu, hoje, que Mosteschio não é mais comissionado, e que por isso solicitou o retorno da matéria à pauta.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba