Conferência estadual dá prioridade à gestão democrática

por Assessoria Comunicação publicado 09/04/2010 20h30, última modificação 29/06/2021 08h42
A 4ª Conferência Estadual das Cidades  aprovou, nesta sexta-feira (10), as oito propostas paranaenses para o Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNUD), que será elaborado de 24 a 28 de maio, em Brasília. Mais de dois mil delegados escolheram priorizar a gestão democrática dos municípios, pautada pelos planejamentos técnicos de desenvolvimento urbano. O resultado é fruto do debate realizado no dia anterior, quando os grupos de trabalho temáticos compilaram 2.251 propostas, preparando a votação final, que escolheu as oito diretrizes.    
A plenária final aprovou as seguintes propostas: a criação de conselhos municipais das cidades; capacitação, divulgação, participação e controle social dos atores sociais sobre as ações de planejamento urbano; implantação de planos de saneamento básico e dos planos diretores; priorização do transporte coletivo de massa; articulação entre as políticas governamentais de habitação, além de acessibilidade e mobilidade.
Participação ativa
Após participar ativamente da realização da conferência na cidade de Curitiba, a Câmara Municipal de Curitiba enviou para a etapa estadual os vereadores João do Suco, Celso Torquato e Serginho do Posto, do PSDB; Julieta Reis e Denilson Pires, do DEM; Pedro Paulo e Professora Josete, do PT, Renata Bueno (PPS) e Caíque Ferrante (PRP), que atuaram em todas as instâncias do evento, exercendo as funções de delegados e observadores. O envolvimento dos vereadores com a conferência resultou em vaga para o Legislativo paranaense no Conselho Estadual das Cidades (Concidades-PR) e em duas vagas na etapa nacional, para um delegado e um suplente.