Condomínios devem ter cadeira de rodas

por Assessoria Comunicação publicado 23/06/2006 16h25, última modificação 10/06/2021 08h02
A vereadora Nely Almeida (PSDB) propõe que todos os condomínios residenciais e comerciais com mais de dois andares disponham de cadeira de rodas dobráveis. O projeto, apresentado na Câmara de Curitiba, prevê que o equipamento deverá ficar no hall de entrada dos prédios, o mais próximo possível do elevador ou escadas que dão acesso às unidades habitacionais ou comerciais.
Segundo a parlamentar, a idéia é dar maior conforto aos portadores de necessidades especiais, mas também beneficiar pessoas que tenham passado por  cirurgia ou estejam temporariamente  impossibilitadas de caminhar.
“A cadeira de rodas deve estar em bom estado de conservação, podendo ser usada por qualquer pessoa no condomínio”, explica Nely Almeida, lembrando que muitos condomínios costumam ter os acessos de entrada  muito distantes dos elevadores, dificultando a mobilidade. "A obrigação de ter em cada condomínio uma cadeira de rodas à disposição de quem dela necessita vai melhorar a qualidade de vida e integração dos usuários", conclui.
Multa
Na falta do equipamento, o condomínio será notificado e, após o prazo legal para regularização, será lavrada multa. É o que está previsto no documento em apreciação na Câmara de Curitiba.