Concurso literário já tem tema definido para 2006

por Assessoria Comunicação publicado 12/09/2005 16h35, última modificação 31/05/2021 12h00
Ao fazer uso da tribuna, na última semana, o 1º vice-presidente da Câmara de Curitiba, vereador Jair Cézar (PTB), comentou sobre o encerramento do 14º Concurso Literário do Bairro Alto, dia 2 deste mês, quando os participantes foram recebidos pelo prefeito Beto.
Na ocasião, o parlamentar, o prefeito Beto Richa, a secretária da Educação, Eleonora Fruet, e as crianças fizeram o hasteamento das bandeiras defronte à Prefeitura. Em seguida, tomaram juntos o café da manhã no salão Nobre da Prefeitura. O tema do concurso desse ano foi "Se eu fosse prefeito". Através do conto, da poesia ou da redação, alunos da 3ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio tiveram a oportunidade de escrever como resolveriam os problemas da cidade.
“A intenção é fazer com que as crianças e adolescentes pratiquem a cidadania. O concurso literário busca incentivar a leitura e a escrita. Além da premiação, fazemos um passeio relacionado ao tema. Quando o assunto foi ‘Paranaguá, Berço do Paraná’, os alunos foram conhecer a cidade”, explicou Cézar, acrescentando que o mesmo aconteceu no ano em que o tema foi "Lapa, Revolução Federalista”. Este ano, as crianças foram até Almirante Tamandaré para conhecer a nascente do rio Atuba.
Petrobras
Jair Cézar também comentou que o tema “Ouro Negro” foi o escolhido para o concurso do ano que vem, durante visita a João Adolfo Oderichi, na última semana, na  Refinaria Presidente Vargas (Repar).
O parlamentar  disse, ainda, que já agendou para outubro visita técnica de todos os vereadores à empresa. “Devemos ter uma preocupação constante em conhecer a economia do Estado”, afirmou Cézar, acrescentando que a Petrobras é uma magnífica empresa, que orgulha a todos os brasileiros.
Repar
A refinaria começou a ser construída em 1973 e entrou em operação em  maio de 1977. Responsável por cerca de 12% da produção nacional de derivados de petróleo, a Repar destina 85% de seus produtos aos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além da região sul de São Paulo. Os demais 15% completam o abastecimento de outras regiões ou são exportados.