Conclusão da Linha Verde é destacada na Câmara
A conclusão das obras da primeira fase da Linha Verde, no trecho entre a Vila Hauer e o Pinheirinho, foi destacada na Câmara Municipal de Curitiba pelo líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB). “As obras estão lá para que a oposição, que na campanha eleitoral criticou o projeto, veja a mudança que proporcionaram na vida de milhares de pessoas que não têm agora mais uma cidade dividida”, destacou o vereador.
Naquele trecho, tanto as canaletas para os ônibus, quanto as ruas para os carros estão praticamente prontas, com asfalto novo, sem buracos e sem maiores problemas com o trânsito. Os novos semáforos já estão instalados, as ciclovias também estão prontas e a nova iluminação já funcionando, enquanto as estações-tubo estão em fase bastante avançada.
“Trata-se de uma intervenção urbana que, quando concluída, vai mudar radicalmente toda a região cortada pela antiga BR-116, beneficiando não apenas os bairros que a Linha Verde atravessa mas uma boa parte da cidade, que terá o tráfego desafogado”, acrescentou Mario.
O vereador disse que o trecho que vai do viaduto da Vila Hauer até o Jardim Botânico deve demorar mais algum tempo para ficar pronto, mas que o sacrifício que motoristas estão fazendo hoje será recompensado pelas facilidades que o trânsito terá, quando tudo estiver concluído.
Mario Celso lamentou apenas que, no trecho concluído, já esteja sendo destacada a presença de vândalos, que estão promovendo a pichação das novas estruturas e até roubando peças do mobiliário urbano. “Será necessário que a própria população auxilie a prefeitura na conservação daquela obra, denunciando a ação daqueles que atentam contra o patrimônio público”, completou.
Conjunto viário
Motoristas que trafegam pela Linha Verde já encontram 47,1 quilômetros de pistas novas, o que equivale a 88% do total de 53,5 quilômetros previstos. Este número é resultado da soma do que está pronto no conjunto de obras no trecho de 9,4 quilômetros entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico, que formam a Linha Verde.
No caso das duas vias marginais que ficam ao lado das canaletas, com três faixas de tráfego cada uma, o total de pistas prontas passa de 97%. Dos 21,6 quilômetros previstos, 21,1 quilômetros estão prontos e liberados ao tráfego. Ou seja, faltam apenas 500 metros para que todo o trecho entre o Pinheirinho e o Jardim Botânico seja percorrido nas pistas novas da Linha Verde.
O balanço, feito pela Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag) da obra, leva em conta o que estava pronto em 30 de novembro passado na Linha Verde e no trecho da avenida Marechal Floriano Peixoto, entre o viaduto do Hauer e o centro, onde vai funcionar, na Rua Lourenço Pinto, a estação central da Linha Verde.
Somados, estavam prontos, no fechamento do balanço, 13,8 quilômetros de canaletas pavimentadas em concreto, o que equivale a 93,15% do total de 15,2 quilômetros – 11 quilômetros na Linha Verde e 4,2 quilômetros na Marechal Floriano.
Também estavam prontos 50% dos 10 quilômetros de ciclovia previstos no projeto da Linha Verde e 26,1 dos 31,8 quilômetros de pistas locais, incluindo ruas dos binários de ligação entre bairros – São Pedro, Santa Bernardethe, Fanny e PUC. A Linha Verde é formada pelas canaletas, em concreto; pelas vias marginais, feitas em asfalto, com três faixas de tráfego, localizadas ao lado das canaletas, e pelas vias locais, também em asfalto, ao longo das marginais, para acesso aos bairros e comércio local.
Naquele trecho, tanto as canaletas para os ônibus, quanto as ruas para os carros estão praticamente prontas, com asfalto novo, sem buracos e sem maiores problemas com o trânsito. Os novos semáforos já estão instalados, as ciclovias também estão prontas e a nova iluminação já funcionando, enquanto as estações-tubo estão em fase bastante avançada.
“Trata-se de uma intervenção urbana que, quando concluída, vai mudar radicalmente toda a região cortada pela antiga BR-116, beneficiando não apenas os bairros que a Linha Verde atravessa mas uma boa parte da cidade, que terá o tráfego desafogado”, acrescentou Mario.
O vereador disse que o trecho que vai do viaduto da Vila Hauer até o Jardim Botânico deve demorar mais algum tempo para ficar pronto, mas que o sacrifício que motoristas estão fazendo hoje será recompensado pelas facilidades que o trânsito terá, quando tudo estiver concluído.
Mario Celso lamentou apenas que, no trecho concluído, já esteja sendo destacada a presença de vândalos, que estão promovendo a pichação das novas estruturas e até roubando peças do mobiliário urbano. “Será necessário que a própria população auxilie a prefeitura na conservação daquela obra, denunciando a ação daqueles que atentam contra o patrimônio público”, completou.
Conjunto viário
Motoristas que trafegam pela Linha Verde já encontram 47,1 quilômetros de pistas novas, o que equivale a 88% do total de 53,5 quilômetros previstos. Este número é resultado da soma do que está pronto no conjunto de obras no trecho de 9,4 quilômetros entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico, que formam a Linha Verde.
No caso das duas vias marginais que ficam ao lado das canaletas, com três faixas de tráfego cada uma, o total de pistas prontas passa de 97%. Dos 21,6 quilômetros previstos, 21,1 quilômetros estão prontos e liberados ao tráfego. Ou seja, faltam apenas 500 metros para que todo o trecho entre o Pinheirinho e o Jardim Botânico seja percorrido nas pistas novas da Linha Verde.
O balanço, feito pela Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag) da obra, leva em conta o que estava pronto em 30 de novembro passado na Linha Verde e no trecho da avenida Marechal Floriano Peixoto, entre o viaduto do Hauer e o centro, onde vai funcionar, na Rua Lourenço Pinto, a estação central da Linha Verde.
Somados, estavam prontos, no fechamento do balanço, 13,8 quilômetros de canaletas pavimentadas em concreto, o que equivale a 93,15% do total de 15,2 quilômetros – 11 quilômetros na Linha Verde e 4,2 quilômetros na Marechal Floriano.
Também estavam prontos 50% dos 10 quilômetros de ciclovia previstos no projeto da Linha Verde e 26,1 dos 31,8 quilômetros de pistas locais, incluindo ruas dos binários de ligação entre bairros – São Pedro, Santa Bernardethe, Fanny e PUC. A Linha Verde é formada pelas canaletas, em concreto; pelas vias marginais, feitas em asfalto, com três faixas de tráfego, localizadas ao lado das canaletas, e pelas vias locais, também em asfalto, ao longo das marginais, para acesso aos bairros e comércio local.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba