Comunidade luso-brasileira tem homenagens na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 27/04/2006 19h25, última modificação 08/06/2021 15h59
Entidades e representantes da comunidade  luso-brasileira foram homenageados nesta quarta-feira (26), no plenário da Câmara de Curitiba. A solenidade, proposta pelo vereador Angelo Batista (PP) serviu para marcar a passagem da data do descobrimento do Brasil e do Dia da Comunidade Luso-Brasileira, comemorados no dia 22 e o reconhecimento pela dedicação às causas que unem ambos os países.  
Na cerimônia, presidida pela vereadora Julieta Reis (PSB),  Batista saudou os homenageados citando fatos que unem as duas nações. Discorreu sobre a história de Portugal desde a época em que os mouros dominavam a Lusitânia, lembrando a ditadura de Salazar, a Revolução dos Cravos até a integração com a comunidade européia. “Fizeram pelo Brasil, deram exemplo de trabalho e significam muito para o crescimento da Pátria além-mar que adotaram”, afirmou acrescentando, ainda, que a comunidade portuguesa em Curitiba é constituída por grande número de pessoas que se destacam no meio empresarial e demais segmentos da sociedade.
O secretário geral do Conselho Estadual da Comunidade Luso Brasileira, Bráulio José Simões, fez o agradecimento em nome de todos os homenageados, destacando o  potencial que representam os laços fraternos entre Brasil e Portugal e as analogias da língua, da cultura,  uniformidade e de colaboração mútua. Falou, ainda, que  a comunidade luso-brasilera é a mais antiga do País e que  “a data é de grande relevância para a os imigrantes portugueses e seus descendentes que vivem em nosso País”, destacou.
Homenagens
Cerca de 40  entidades e representantes foram homenageados, entre eles o grupo folclórico português Alma Lusa, representada pela diretora artística Cléa Mara Essenfelder Borges; o rancho folclórico Casa de Portugal, a Transportes Aéreos Portugal (TAP), representada Carlos Dias.
Presenças
O secretário de Turismo, Luiz Carlos de Carvalho, representou o prefeito Beto Richa, o presidente do Conselho Estadual da Comunidade Luso-Brasileira do Paraná, Antônio Pereira de Melo; representando a cônsul da República Portuguesa, Patrícia Gaspar;  Regina Carnellos; o tenente Lúcio Klenk, do Corpo de Bombeiros; a presidente da Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro, Patrícia de Oliveira Borges; o vice-presidente da Câmara de Comércio de Portugal, José Dionísio Rodrigues, a presidente da Academia Paranaense de Poesia, Roza de Oliveira, e os vereadores Nely Almeida (PSDB), Rui Hara (PSDB), Aladim Luciano (PV), entre outros.