Comunidade escola, Bairro Alto e mais notas do dia 5 de junho
Comunidade escola I*
No pequeno expediente da sessão plenária desta segunda-feira (5), Osias Moraes (Republicanos) elogiou a Escola Municipal CEI Romário Martins, localizada no bairro Cachoeira. “Em visita à instituição de ensino pudemos verificar o excelente trabalho que vem sendo realizado junto à comunidade”, parabenizou. Ele comentou que as ações fazem parte do Programa Comunidade Escola, que mantém as escolas da rede municipal de ensino abertas nas tardes de sábado. “O trabalho compreende [...] o combate à violência, a ação social, a segurança alimentar, a cultura, o esporte e o lazer”, frisou o vereador.
Comunidade escola II*
Lançado em 2005, o Programa Comunidade Escola tem como objetivo o trabalho compartilhado e articulado com a Prefeitura de Curitiba para atender o cidadão em suas necessidades individuais e coletivas. A iniciativa possibilita à comunidade o acesso gratuito a atividades socioeducativas, que são planejadas e validadas pela Secretaria Municipal da Educação (SME), por coordenadores locais, por voluntários e por parceiros.
>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.
Bairro Alto*
Hernani (PSB) chamou a atenção sobre as necessidades dos moradores do Bairro Alto. “Várias ruas precisam de obras urgentes por conta dos alagamentos constantes”, disse ele, que exibiu fotos de ações realizadas junto à comunidade e que ilustram a demanda local. As intervenções realizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) também foram registradas pelo vereador. “Tivemos várias reuniões para tentar amenizar o sofrimento dos moradores. Nunca deixei de atender as demandas daquela região e as obras estão sendo feitas”, declarou. “O que eu não posso aceitar é que vereadores cheguem lá e, por uma intervenção, se transformem em profetas, dizendo que a população não sofrerá mais com alagamentos, mas nem mesmo os entulhos chegam a remover”, completou.
Curitiba sem drogas*
Ezequias Barros (PMB) citou em plenário a realização de evento sobre a prevenção e a conscientização contra o uso de drogas, dentro da campanha Junho Branco, instituída pela lei municipal 15.439/2019. “Junho está começando e teremos um grande evento dedicado a esse grande problemas que são as drogas”, apontou. O evento "Quero Curitiba sem Drogas" começa no próximo dia 17, na Ópera de Arame. “Todos os ingressos foram trocados por itens de higiene, que serão doados para instituições de Curitiba”, celebrou o vereador.
Obras públicas*
Ezequias Barros ainda agradeceu o Executivo pelas obras de revitalização asfáltica que estão sendo realizadas na rua Nicolau Serrado Sobrinho, no bairro Novo Mundo. “São ao todo 1.300 metros de obras que trazem uma melhoria muito grande ao bairro”, disse. Outra obra ressaltada pelo parlamentar foi a da rua Visconde do Serro Frio, no Capão Raso. “Agradeço a prefeitura e a secretaria de obras pela atenção que está sendo dada à região sul de Curitiba”, finalizou.
Minuto de silêncio*
Vereadores lamentam em plenário o falecimento do padre Genivaldo Ximendes da Silva, da Paróquias Nossa Senhora Aparecida, em Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), ocorrido nesse domingo (4). Em sua homenagem, o plenário observou um minuto de silêncio. Também foram incluídos na homenagem os nomes de Welington Barros e de Pedro Botega.
Piso da enfermagem*
O vereador Marcos Vieira (PDT) solicita informações à Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento e à Secretaria Municipal da Saúde sobre o valor que será repassado pelo Fundo Nacional de Saúde para Curitiba. O pedido tem por base a sanção da lei 14.581/2023, que garantiu crédito especial para que estados e municípios realizem o pagamento do novo piso da enfermagem (062.00410.2023).
Educação pública*
Dois requerimentos do vereador Marcos Vieira (PDT) fazem questionamentos à Secretaria Municipal da Educação (SME) sobre problemas relatados na rede pública de ensino. A primeira proposição solicita informações sobre a previsão de conserto do telhado do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Monteiro Lobato (062.00409.2023); e o segundo, sobre a possibilidade de alteração do ponto de embarque e desembarque de alunos residentes no bairro Ganchinho (062.00408.2023).
Economia solidária*
Citando a lei municipal 14.786/2016, a vereadora Amália Tortato (Novo) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre as medidas tomadas para a implementação de instrumentos da economia popular solidária (062.00402.2023).
Relatório ambiental*
Professora Josete (PT) pede informações sobre o cumprimento das ações que buscam reduzir o impacto ambiental, conforme termo de compromisso assinado com a UniCesumar. O requerimento tem por base a autorização para o funcionamento da instituição, no bairro Portão (062.00403.2023).
Polo gastronômico*
Foi protocolado, pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), na CMC, pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, solicitando esclarecimentos sobre a quantidade de polos gastronômicos existentes, bem como os benefícios ofertados a esses locais pelo Município (062.00406.2023).
Praças e esgoto*
Dois pedidos de informações oficiais do vereador Marcos Vieira (PDT) fazem questionamento à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). O primeiro solicita informações sobre a falta de manutenção e as "condições precárias" de praças localizadas na região sul da cidade (062.00400.2023); o segundo, sobre a existência de estudos para o fechamento do esgoto localizado na rua Capiberibe, no bairro Portão (062.00401.2023).
Atendimento especializado*
Alexandre Leprevost (Solidariedade) questiona a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sobre os procedimentos necessários para realizar o agendamento de consultas neuropediátricas na rede pública de saúde de Curitiba, bem como o número de crianças que atualmente aguardam pelo atendimento (062.00407.2023).
Espectro autista*
Maria Leticia (PV) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre os atendimentos, no Instituto Curitiba de Saúde (ICS), de pacientes diagnosticados com o transtorno do espectro autista (TEA) (062.00405.2023).
Unidade de ensino*
Indiara Barbosa (Novo) questiona a Secretária Municipal da Educação (SME) sobre os motivos da dispensa de ato licitatório para a locação de imóvel localizado na rua Gardênio Scorzato, no bairro Pilarzinho. A vereadora pede ainda esclarecimentos sobre o prazo contratual (062.00411.2023).
Sítio Cercado*
Requerimentos de Marcos Vieira (PDT) pedem informações às secretarias do Meio Ambiente (SMMA) e de Obras Públicas (Smop). O primeiro pede esclarecimentos sobre a previsão para a canalização do córrego Osternack (062.00412.2023); o segundo, sobre a manutenção e a reparação de calçadas e de ciclovia, nos bairros Boa Vista e Sítio Cercado (062.00413.2023).
Bosque do Trabalhador*
Maria Leticia (PV) solicita informações sobre a unidade da Guarda Municipal no Bosque do Trabalhador. O vereadora pergunta sobre a existência da unidade e pede mais detalhes sobre o efetivo do local e o número de ocorrências atendidas nas dependências do parque (062.00404.2023).
Malha viária*
O vereador Professor Euler (MDB) pergunta à Prefeitura de Curitiba sobre a quantidade de obras do programa de malha viária entregues à população (062.00414.2023).
Registros da sessão*
Pier Petruzziello (PP) registrou a realização, no dia 17 de junho, da tradicional Festa Junina da Apae de Curitiba, na unidade de Santa Felicidade. O objetivo é captar recursos para a reforma das casas-lares da instituição. Ele também recepcionou em plenário Jairo Tamura (PL), vereador da cidade de Londrina. Já o presidente Marcelo Fachinello (PSC) ressaltou a visita do deputado federal Reinhold Stephanes Junior (PSD).
*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba